Com um mês de funcionamento, Centro Especializado para Covid-19 atende 34 pacientes

Com um mês de funcionamento, Centro Especializado para Covid-19 atende 34 pacientes

2 de novembro de 2021 Off Por Roberta Vilanova

O Hospital Santa Teresinha abriga há um mês o Centro que recebe pacientes após a desativação do Hospital de Campanha, no Hangar

O Centro Especializado de Atendimento Covid-19 completa um mês de funcionamento nesta terça-feira (02). A unidade, instalada pelo governo do Estado no Hospital Santa Terezinha, em Belém, oferece 120 leitos, sendo 60 clínicos e 60 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para receber os pacientes com a doença após a desativação do Hospital de Campanha que funcionou no Hangar – Centro de Convenções. A taxa de ocupação dos leitos está em 32,5%.

No primeiro mês de funcionamento, 34 pacientes foram atendidos. Entre eles, a dona de casa Solange Souza, 54 anos, moradora de Vila do Conde, no município de Barcarena, no Baixo Tocantins. Depois de passar mal na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do município, foi diagnosticada com Covid-19 e transferida para Belém, diretamente para o Centro Especializado onde permaneceu por quatro dias em recuperação.

“Fiquei uns dias internadas e fui muito bem tratada. Tenho muito a agradecer à equipe e a Deus. Fiquei um dia na UPA e os demais fiquei internada no ‘Santa Terezinha’. Hoje, graças a Deus, estou bem. Eles foram maravilhosos; onde eu puder falar bem, vou falar. Trataram bem não só a mim, mas todas as pessoas que estavam lá”, garante Solange Souza.

O Centro Especializado está atendendo neste momento 26 pacientes, sendo 12 em leitos de UTI. Entre os 34 pacientes já atendidos, 15 receberam alta médica e seis faleceram. A taxa de ocupação do Centro é de 32,5% – a de leitos clínicos corresponde a 35%, enquanto que a de UTI está em 30%.

O Centro Especializado oferece 120 leitos, entre clínicos e de UTI, para tratar pessoas infectadas pelo novo coronavírus

Tratamento e prevenção – Para secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, “o primeiro mês de funcionamento do Centro Especializado para tratar Covid-19 na capital mostra que o governo estadual continua ofertando tratamento às pessoas diagnosticadas com a doença, mas também reforçando as medidas preventivas, especialmente na distribuição rápida das doses de vacina no Estado. São ações conjuntas que fazem parte da estratégia para combater a pandemia e proteger a saúde da nossa população”.

Além do Centro instalado em Belém, o Pará conta com mais dois Centros Especializados para pacientes de Covid-19 nos municípios de Bragança, no Baixo Tocantins, e Parauapebas, no Sudeste. O atendimento ocorre via Central de Regulação Estadual, quando o paciente precisa ser encaminhado de outras unidades após cadastro e solicitação do leito.

Serviço: O Centro Especializado de Covid-19 de Belém fica na Avenida Magalhães Barata, nº 277, entre a Travessa 14 de Março e Avenida Alcindo Cacela.

Texto: Dayane Baía/Secom
Fotos: Jader Paes/Ag.Pará