Comissão do governo visita as obras de construção do Novo Hospital Regional de Tucuruí

26/03/2024 Off Por Mozart Lira

Durante a tarde desta segunda-feira, o governador do Estado, Helder Barbalho e sua comitiva, visitou as obras de construção do novo Hospital Regional de Tucuruí, cujo investimento soma R$ 270 milhões. A obra conta com uma área de 28 mil metros quadrados de área construída e já está com 27% dos serviços executados.

A nova unidade hospitalar vai aperfeiçoar o atendimento de saúde à região do Lago de Tucuruí, composta por Tucuruí e os municípios de Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Novo Repartimento, Tailândia e Nova Ipixuna.

Fotos: Pedro Guerreiro (Agência Pará).

A estratégia de consolidar a descentralização do atendimento em alta complexidade tem sido uma realidade em transformação na gestão estadual, conforme explica o governador Helder Barbalho. “Temos um hospital que é o maior do interior do estado e que está sendo construído aqui. Neste momento chegamos perto já de 30% das obras, para que nós possamos, no próximo ano, estar inaugurando esta unidade, que representará, certamente, a mais importante conquista da história de Tucuruí e de toda a região do lado. Impactando positivamente nos cuidados em saúde para os sete municípios ao redor, mas também descentralizando o atendimento da região de Marabá, atendendo o Baixo Tocantins e sendo um grande pólo de saúde para cuidar da vida das pessoas”, destaca.

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. ParáErguida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), a obra conta com 75 trabalhadores em ação na fase de fundações. O prédio terá 9 pavimentos, distribuídos entre térreo, subsolo e mais sete andares.  “Além de um equipamento público moderno e equipado, o local também terá facilidade e acessibilidade para o fluxo de pessoas com mais de 140 vagas para o estacionamento”, destaca Nilton Lopes, engenheiro e gerente de produção da obras do novo HR de Tucuruí.

A infraestrutura vai contar com 220 leitos operacionais clínicos para as diversas especialidades, além de UTI Pediátrica, UTI Adulto, UTI Neonatal, UCI Neonatal Canguru e UCI Neonatal. “São instalações importantes, tendo em vista que vai desafogar os hospitais da região e facilitar a assistência à saúde da população de municípios próximos a Tucuruí”, explica a secretária de Estado de Saúde, Ivete Vaz.

Oferecerá ainda atendimento em média e alta complexidade, com urgência 24 horas em Obstetrícia, com Gestação de Alto Risco, Risco Moderado e Habitual, Centro de Atendimento de Urgência aos Pacientes com AVC, Pediatria, e Traumatologia e Urgência referenciada em Cardiologia, Oncologia, Clínica Médica e Clínica Cirúrgica, com atendimento 24 horas.

Também terá internação hospitalar e atendimento ambulatorial em diversas especialidades, como Ginecologia e Obstetrícia, Urologia, Pediatria, Traumatologia, Oncologia, além de serviços complementares para Neurologia e Ortopedia.