Hospital Metropolitano realiza ações que estimulam a sustentabilidade

Hospital Metropolitano realiza ações que estimulam a sustentabilidade

26/03/2024 Off Por Roberta Vilanova

Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua

Entre as principais referências do Norte para o tratamento de traumas complexos, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, anda lado a lado com processos sustentáveis em favor do meio ambiente, que envolve colaboradores, usuários e acompanhantes.

Prova disso são as ações que envolvem pacientes e funcionários, entre elas a “Fique Verde”, que entregou um selo de “Amigo da Sustentabilidade” para todos os colaboradores, a “Visita na Horta”, que estimula a ida de pacientes à horta hospitalar para plantar mudas e outras como, por exemplo, a produção de adubo com resíduos orgânicos e a guarda e recolhimento de papéis desprezados nos setores.

Além de todas as ações que buscam promover o bem-estar dos usuários e gerar conscientização, a gestão do HMUE é também referência no cuidado com os recursos hídricos, por meio do reaproveitamento de água do sistema de vácuo, composto por bombas de alta potência.

Esse sistema faz a absorção de líquidos e sucção nos centros cirúrgicos; o que poderia ser desperdiçado é reaproveitado para garantir o correto funcionamento dos equipamentos. “Existe um sistema conectado por bombas de anel líquido que funciona por pressão programada. Com o final do ciclo de funcionamento da bomba, a água fica armazenada e é reutilizada”, explica Rodrigo Paz, supervisor de Manutenção do HMUE.

Com essa prática, a unidade, que pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará e é gerenciada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), economiza cerca de seis mil litros de água por mês, o suficiente para garantir o abastecimento de mais de 100 residências mensalmente.

Segundo o coordenador de Apoio e presidente da Comissão de Sustentabilidade da unidade, Jhonata Tiago, o hospital avança com processos que focam em garantir mais eficiência para o consumo responsável, seja de água, energia elétrica ou papel.

“Pensar na qualidade dos serviços hospitalares é, também, levar em consideração o que estamos entregando para o meio ambiente. Por isso, de forma contínua, incentivamos boas práticas dentro do Hospital para que todos engajem e vistam a camisa da sustentabilidade, dentro e fora do Metropolitano”, pontua.

Estrutura – Pertencente à rede de saúde pública do Governo do Pará, o Hospital Metropolitano é referência no tratamento de pessoas vítimas de traumas de altas complexidades e queimados.

A unidade dispõe de leitos nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria e cirurgia plástica – exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras -, além de leitos de Terapia Intensiva (UTI).

Texto: Alberto ergan/HMUE

Foto: Rodrigo Pinheiro/Ag. Pará