Confraternização marca encerramento de oficinas terapêuticas no Caps Icoaraci

07/12/2023 Off Por Roberta Vilanova

Cerca de 80 pessoas entre usuários, acompanhantes, servidores e parceiros participaram, na manhã desta quinta-feira (07), na Estação Cultural de Icoaraci, da confraternização natalina do Centro de Atenção Psicossocial de Icoaraci (Caps), que é vinculado ao 1º Centro Regional de Saúde da Sespa.

O evento contou com apresentação de Auto de Natal, Coral e Balé, tudo com participação dos usuários do Caps. Também houve uma exposição de artesanato produzido em oficinas terapêuticas e iniciativas pessoais com vistas à geração de renda.

Diretora do Caps, Elenita Aragão, com expositores

Segundo a diretora do Caps Icoaraci, Elenita Aragão, além de promover a integração entre os participantes, o evento incentiva a reinserção social dos usuários e marca o encerramento das oficinas terapêuticas do ano 2023, valorizando as produções artísticas de todos os usuários. “Eles saem do isolamento e conseguem, por meio da arte, expressar o que têm dificuldade no dia a dia. E isso os impulsiona a ter um recomeço de vida”, comentou.

Na ocasião, as instituições parceiras Escola Bosque Outeiro, Escola Liceu de Artes e Ofício, Estação Cultural de Icoaraci, Arena de Futebol Society Pinheirense e Biblioteca Pública Municipal de Icoaraci foram homenageadas com uma arte em cerâmica.  “Quase cem por cento das oficinas terapêuticas são realizadas pelos técnicos do Caps nos espaços dessas instituições, sendo a homenagem uma maneira de agradecimento por essas parcerias”, informou Elenita Aragão.

“Foi tudo muito bonito e muito emocionante, inclusive com a participação de moradores da comunidade de Icoaraci”, concluiu a diretora do Caps Icoaraci.

Texto: Roberta Vilanova/Sespa