Crianças em tratamento contra o câncer pedem em cartas presentes de Natal

Crianças em tratamento contra o câncer pedem em cartas presentes de Natal

11/12/2021 Off Por Roberta Vilanova

Os presentes vão alegrar o Natal de crianças e adolescentes em tratamento

Crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer têm a oportunidade de pedir o presente de Natal ao Papai Noel por meio do Projeto “Cartinhas – um sonho de Natal”, desenvolvido pelo Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém. Neste ano já foram escritas 200 cartas. A iniciativa, realizada há três anos, conta com pedidos variados, como camisa de time de futebol, material para pintura, peças de roupas social e esportiva, brinquedos, calçados, chapéus e jogos de quebra-cabeça.

As cartas começaram a ser distribuídas na última segunda-feira (06) aos funcionários do Hospital, que serão os padrinhos e vão atender aos pedidos. Neste ano, há uma novidade: as cartinhas foram penduradas em um cartaz, com uma árvore de Natal, afixado em um painel móvel que possibilita a circulação pelos setores do Hospital, para que possam ser escolhidas.

O projeto é uma iniciativa do Setor de Humanização do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, principal referência no tratamento oncológico infantojuvenil no norte do Brasil.

A entrega dos presentes será realizada no dia 22 de dezembro, no próprio Hospital e nas instituições de acolhimento a pacientes que fazem tratamento contra o câncer. Os 22 pacientes que frequentam a Classe Hospitalar Prof. Roberto França, em funcionamento nas instalações da unidade, já escreveram suas cartas.

Ansiedade – Os pacientes internados também participam do projeto. Eles escreveram 36 cartas, já encaminhadas a uma indústria de refrigerantes, em Belém, para serem atendidas, por meio de uma parceria. Entre as crianças internadas que mandaram cartinha ao Papai Noel está Calebe da Fonseca, 4 anos. Morador de Almeirim, município do Oeste do Pará, Calebe está em tratamento no Oncológico Infantil desde maio deste ano. Ele não esconde a ansiedade para receber seu presente. “Eu pedi um balde de letrinhas. Quando meu presente chegar, vou brincar muito com minha avó”, contou o menino.

Outras 142 crianças, oriundas de municípios do Pará e do Amapá, acolhidas em casas de apoio na capital paraense, também serão contempladas pelo projeto.

Alessandra Pinheiro, integrante da equipe de Humanização do Hospital Oncológico Infantil, informou que os pacientes gostam do momento de escrever as cartas. “Para eles, é um momento muito especial. Ficam bastante empolgados em escrever. O interessante dessa atividade é sabermos que é possível contar com o espírito de solidariedades de todos os profissionais envolvidos”, disse.

O Hospital Oncológico Infantil é uma unidade do Governo do Pará, gerenciado pela Pró-Saúde desde sua inauguração, por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Em média, o Hospital atende cerca de mil pacientes por mês, entre consultas, atendimentos ambulatoriais, exames e cirurgias.

Texto: Emanuel Jadir/Oncológico Infantil

Foto: Divulgação