Estado entrega reconstrução e ampliação de enfermaria do Hospital Municipal de Pau D’Arco

11/12/2021 Off Por Roberta Vilanova

Governador Helder Barbalho entrega presente para a mulher que deu à luz no novo hospital inaugurado em pau D’ Arco

Os moradores do município de Pau D’arco, sudeste paraense, agora já contam com a ala de enfermaria do Hospital Antônia Pinheiro Cavalcante totalmente reconstruída e ampliada. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pulública (Sespa), entregou na manhã deste sábado (11), a revitalização do espaço, que vai fortalecer a saúde pública do município.

“Estamos devolvendo para população do município o seu hospital. Fiquei muito feliz em conhecer o primeiro bebê nascido aqui nesse hospital, antes as pessoas precisavam ir para outro municípios para receber atendimento, mas agora receberão auxílio médico aqui em Pau D”Arco. Então, depois de cinco anos, é a primeira vez que um bebê nasce aqui e isso é motivo de felicidade. Quem ganha é a população de Pau D”Arco, quem ganha é o povo”, frisou o Governador Helder Barbalho, que esteve no município e fez a entrega do espaço.

Hospital Municipal de Pau D’Arco

A ala da enfermaria entregue pelo Governo abriu para atendimento já neste sábado (11), com recebimento de portas abertas para os moradores. A dona de casa Francisca Almeida, de 49 anos, acompanhava a cunhada que havia realizado o primeiro parto da unidade. O governador Helder Barbalho fez questão de entregar um presente para a criança recém-nascida.

“Agradeço ao governador Helder Barbalho por proporcionar a reforma desse espaço, antes era muito ruim para os moradoes fazerem exames e receberem atendimento. Tínhamos que ir para Rio Maria e Xinguara, então agradeço mesmo. Minha cunhada está sendo muito bem cuidada aqui”, disse ela.

Com investimento de R$ 1,3 milhão, o Estado realizou a readequação da ala de enfermaria clínica do hospital, bloco cirúrgico, centro de material esterilizado reestruturando, piso, paredes, forro e instalações elétricas, além da construção de um abrigo de resíduos. Ao todo, a área de intervenção foi de 650 metros quadrados.

“Agradeço ao governador Helder Barbalho e ao prefeito Frésio pela realização de mais esse sonho nosso e de toda população. A partir de agora nós poderemos oferecer serviços de urgência e emergência, serviços ambulatoriais, cirurgias eletivas, enfim, estamos com um hospital capacitado para atender a população”, destacou Ingri Cristina Coelho, diretora do hospital.

Ato inaugural da nova enfermaria

Para o prefeito de Pau D”Arco, Fredson Pereira da Silva, a nova ala do hospital vai melhorar a saúde pública municipal. “Estou feliz demais por esse grande momento com a inaguração desse hospital. Isso só foi possível com a contribuição sua e também do deputaso Igor Normando, se não fossem vocês não estaríamos celebrando esse momento. O meu muito obrigado, governador Helder Barbalho, nossa parceria vai seguir por muito tempo no município”, disse o gestor.

“O nosso governador tem transformado a vida da população, a vida da nossa gente. O governador Helder Barbalho está percorrendo todas as regiões em busca de melhorias”, disse o deputado estadual Igor Normando, que destinou emendas parlamemtares para a obra.

Participaram da agenda de trabalho em Xinguara o deputado federal Beto Faro; presidente da Ceasa, José Scaff; o secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Giovani Queiroz; os deputados estaduais Gustavo Sefer, Nilton Nevess e Igor Normando; o presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Bruno Kono; o presidente do Banco do Estado do Pará (Banpará), Braselino Assunção, além de prefeitos da região.

Texto: Bruno Magno (CPH)
Fotos: Marco Santos/Ag. Pará