Crianças recebem orientações sobre higiene bucal na programação de atendimentos na Usina da Paz do Icuí-Guajará

Crianças recebem orientações sobre higiene bucal na programação de atendimentos na Usina da Paz do Icuí-Guajará

19/11/2021 Off Por Mozart Lira

Alessandra Amaral (de blusa laranja) dá dicas de higiene dental às crianças atendidas pela Usina da Paz, no Icuí-Guajará

Crianças que atuam nas atividades esportivas ofertadas pela Usina da Paz (UsiPaz), no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua, passaram a participar do ciclo de palestras sobre higiene bucal, que faz parte dos serviços de saúde disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) no local, além do atendimento médico com clínico geral, odontológico e psicológico.

A estratégia de agregar as crianças às palestras iniciou nesta quinta-feira, 18. Mais de 30 delas, pela manhã e à tarde, após participarem de atividades como handebol, natação e vôlei, puderam ter noções para melhor conservar os dentes.

Na ocasião, as odontólogas da Usina da Paz, Andréa Marassi e Cecília Hisamitsu, ensinaram às crianças a maneira correta de escovar os dentes e usar fio dental, reforçando que essa prática é a melhor maneira de evitar problemas ortodônticos, além de pontuar dicas importantes para a higienização da escova de dente. Ao final das palestras, todas receberam kits de higiene dental.

“Aprendi que tem que ter muita atenção quando escovamos os dentes. Não podemos esquecer de secar bem a escova. Depois que a gente usa, sempre guardar com uma capinha por causa dos bichinhos [bactérias]”, comentou Ana Maria, de 8 anos.

Outra criança atendida, Maria Eduarda, de 10 anos, também contou o que aprendeu: “Sempre achei que se a gente colocasse bastante creme dental os dentes iriam ficar mais limpos. Depois da palestra aprendi que não precisa exagerar e que, além de escovar os dentes, também devemos escovar a língua para evitar as cáries e o mau hálito”.

Segundo Alessandra Amaral, coordenadora da Sespa nos serviços oferecidos na Usina da Paz, as palestras sobre higiene bucal compõem não só a rotina de quem vai procurar atendimento de saúde, como também a todos que demandam os outros serviços gratuitos disponibilizados por órgãos estaduais e instituições parceiras. “O objetivo é ensinar e rever os conceitos básicos de higiene bucal, mostrar os malefícios do consumo do açúcar e ensinar a escovação correta e valorizar o fio dental como elemento importante na limpeza dos dentes”, alertou.

Na ocasião desta quinta-feira, as palestras eram dadas para grupos de 10 crianças, mas há a possibilidade dessa demanda aumentar. “Faremos encenações teatrais, pelo menos uma vez ao mês, abordando a temática da higiene bucal”, disse Alessandra Amaral.

As palestras prosseguirão nos horários e dias em que estão disponíveis os serviços de saúde: de terça a sexta-feira, de 08 às 12 horas e de 14 às 17 horas.

Fotos de José Pantoja (Ascom/Sespa)

A Usina da Paz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada.

O projeto é inédito no País e os moradores do Icuí-Guajará podem usufruir das instalações de dois prédios principais que ofertam diversos cursos, oficinas e atendimento público, um espaço para batedores e produtos de açaí, teatro, complexo poliesportivo, quadra de areia, piscina semiolímpica, playground, área viveiro, compostagem e horta, academia ao ar livre e estacionamento.