Curso de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDP) forma nova turma

28/03/2022 Off Por Mozart Lira

Fotos de José Pantoja (Ascom/Sespa)

O curso de multiplicadores na Estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDP) forma nova turma. A oficina foi realizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), no período de 21 a 25 deste mês, no auditório da Uepa. A oficina é direcionada para docentes das Universidades Federal e Estadual do Pará, além de profissionais de saúde da capital e interior do Estado.

Formar multiplicadores da Estratégia AIDPI criança é o objetivo da oficina Participaram do curso 23 profissionais, que receberam orientações teóricas e práticas sobre como utilizar a Estratégia no atendimento de crianças de 2 meses a 5 anos, que procuram a rede básica de saúde com sintomas de doenças prevalentes nessa faixa etária, como: diarreia, febre, dor de garganta e até casos de violência doméstica e psicológica.

Na Estratégia “Atenção Integrada às Doença Prevalentes na Infância” a criança é avaliada na sua integralidade. O representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Bernardino Vitoy (foto à direita), explicou o funcionamento do método e a execução do trabalho do profissional que recebe o treinamento. “A estratégia AIDPI funciona diferente de uma consulta pediátrica. A criança é avaliada de forma integral. Quando ela é levada a unidade de saúde por um problema específico, por exemplo, uma dor de barriga, o profissional capacitado no programa vai avaliar a dor, mas também o ouvido, a pele, o desenvolvimento, a situação vacinal. Não foca em um só problema.”

Enfermeira e professora da Uepa, Ivonete Peixoto, realizou a fase operacional da formação em fevereiro e concluiu na oficina a sua formação como multiplicadora. Segundo ela, a oficina do AIDPI é diferenciada por preparar o profissional para atuar com qualidade na atenção à saúde da criança. “Estou mais qualificada e me sinto com mais competência para poder aplicar na assistência básica e aos alunos”, garante a profissional.

O curso de Atenção Integrada às Doença Prevalentes na Infância de 2 meses a 5 anos foi instituído pela OPAS e desde março de 2020 está sendo retomado através das capacitações no Pará. A coordenadora de Saúde da Criança da SESPA, Ana Cristina Guzzo, conta que a idéia é formar um volume representativo de profissionais multiplicadores para que o estado consiga disseminar e estruturar efetivamente a estratégia como protocolo na atenção as crianças nos municípios: “Essas são oficinas metodológicas, que visam formar o profissional para que ele realize outras ações para os profissionais da atenção primária, e assim a AIDPI seja instituída como estratégia prioritária no cuidado com as crianças na atenção básica para todos os municípios”.

Há mais de 10 anos atuando como um agente facilitador, o médico colombiano Jaime Castro Valência, destaca a importância da implementação da estratégia de saúde nas unidades básicas. “A metodologia estabelecida serve para padronizar o atendimento nas unidades básicas de saúde, melhorar o atendimento e prevenir doenças em crianças com a faixa etária recomendada pelo programa”.

Texto: Tatiane Freitas (Ascom/Sespa).