Curso de ultrassonografia no ‘Abelardo Santos’ será transmitido em congresso internacional

Curso de ultrassonografia no ‘Abelardo Santos’ será transmitido em congresso internacional

02/12/2022 Off Por Roberta Vilanova

Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS)

Especialistas em nefrologia do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado no distrito de Icoaraci, em Belém, e de outras unidades de saúde do Pará participarão do primeiro curso sobre ultrassonografia realizado no HRAS. O evento, que ocorrerá nos dias 03 e 04 de dezembro (sábado e domingo), será transmitido de forma simultânea para 35 países no 17th World Congress Winfocus, principal encontro internacional sobre PoCUS (ultrassom realizado no local de atendimento), que ocorre na Turquia.

“O PoCUS é uma modalidade de ultrassonografia realizada pelo clínico ainda no local de atendimento. É uma prática já realizada aqui no ‘Abelardo’, e que em conjunto com exames físicos nos permite precisar o diagnóstico final de nosso paciente”, explica o médico nefrologista Luís Cláudio Pinto.

Para o especialista, essa modalidade de exame precisa ser difundida entre os profissionais de saúde. “O curso de suporte de vida utilizando o ultrassom foi desenvolvido para que possamos mostrar a importância desse tipo de ultrassom entre os profissionais de saúde. Durante as aulas práticas, os alunos terão a oportunidade de realizar os exames em modelos, e assim compreender sua importância para o diagnóstico de doenças”, explica.

Segundo o médico, “é fundamental que os participantes tenham acesso ao modo de aquisição das imagens durante o ultrassom. Por isso, realizaremos o exame no coração, pulmão, região abdominal e avaliação dos vasos, fundamental para diagnosticar doenças como a trombose venosa”.

O evento conta com a parceria da faculdade Unifamaz, localizada em Belém, e terá a participação de alunos do curso de Medicina da instituição.

Para o diretor Técnico do HRAS, médico Paulo Henrique Ataíde, a troca de experiências entre os profissionais de saúde é de extrema importância para o ensino e pesquisa na área médica. “Disponibilizamos toda a infraestrutura necessária para a realização deste curso. Para nós, é motivo de orgulho ser o único hospital do Estado a participar de um evento mundialmente conhecido”, ressaltou o gestor.

Texto: Ascom/HRAS