HGT oferece serviço de hemodiálise para pacientes internados e prepara ampliação da unidade hospitalar

02/12/2022 Off Por Roberta Vilanova

Assinatura de contrato prevê novos 10 leitos de UTI adulto e UTI neonatal e mais um Centro de Hemodiálise com 20 cadeiras

O Hospital Geral de Tailândia (HGT) realizou no último dia 30 de novembro a sua 26ª sessão de hemodiálise na unidade hospitalar. Atualmente, este serviço é oferecido aos usuários internados em estado grave com diagnóstico de insuficiência renal aguda, e em breve será ampliado com a oferta de novos leitos ambulatoriais.

Segundo a médica nefrologista do hospital, Beatriz Pontes, quando os rins não conseguem realizar suas funções básicas, essa deficiência nos rins pode ser classificada de duas formas: aguda, quando acontece uma rápida ou súbita perda da função renal. A segunda forma da doença é a crônica, quando essa perda é lenta, progressiva e irreversível. Em média, cada paciente precisa de três sessões por semana com duração média de quatro horas. O HGT atende a demanda de usuários que necessitam realizar a diálise em estado agudo, internados na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).

“Existem diversas causas que levam à doença, entre elas: diabetes mellitus, hipertensão arterial, glomerulopatias, lupus eritematoso sistêmico, hepatites virais, HIV, rins policísticos, cálculos renais, infecções do trato urinário, medicações, entre várias outras causas”, comentou Beatriz Pontes.

Jociel Gonçalves, de 44 anos, é esposo da usuária Rosiane Rodrigues, internada que está realizando o procedimento. Ele elogiou o atendimento. “Estamos sendo bem tratados e graças a Deus temos essa máquina de hemodiálise aqui na unidade hospitalar. Só tenho agradecimentos a todos que estão cuidando da minha esposa, à equipe de médicos, que é muito atenciosa. Ter a possibilidade de realizar a diálise aqui em Tailândia nos ajuda muito. Ela não precisou ser transferida para realizar o procedimento, não tem a dificuldade de deslocamento”, comentou o vigilante patrimonial.

A enfermeira Jenifer Ribeiro explicou que a hemodiálise é um procedimento de saúde que acontece por meio da filtragem e limpeza do sangue, através de uma máquina. Durante a hemodiálise, a máquina receberá o sangue do paciente e, a partir disso, o sangue será impulsionado para o dialisador, onde será exposto à solução de diálise e, assim, quando estiver limpo e filtrado, o sangue é devolvido ao organismo do usuário. “Logo, a hemodiálise serve para eliminar algumas substâncias prejudiciais ao organismo e, além disso, o tratamento ajuda a controlar a taxa de algumas substâncias do organismo e a pressão arterial”.

A gerente assistencial do HGT, Ane Francy, explica que o serviço de hemodiálise, prestado aos pacientes diagnosticados com insuficiência renal aguda iniciou no mês de setembro na unidade hospitalar e até hoje, já foram realizadas 26 sessões de hemodiálise.

“Isso vem contribuindo de forma positiva para a condução do cuidado aos usuários que necessitam desse procedimento e, além disso, impacta no tempo de permanência e resolutividade, uma vez que, em muitos casos, não é necessário transferir o paciente, mantendo o cuidado de forma ampliada”.

Serviço de Hemodiálise é muito importante para tratar insuficiência renal

Expansão – Desde o dia 25 de junho de 2022, com a assinatura do Termo Aditivo de contrato para ampliar o HGT está em obras de novos espaços propostos para melhorar ainda mais a assistência prestada à população da região do nordeste paraense. Até 2023, o Governo do Pará vai ampliar a estrutura do HGT com 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) para neonatal/adultos, e mais um Centro de Hemodiálise com 20 cadeiras. Ane Francy destaca que, com essa assistência, os usuários que já realizam o procedimento e estão estáveis, em casa, irão realizar o procedimento de forma programada em um ambiente ambulatorial.

A enfermeira responsável pelo serviço de hemodiálise no HGT, Jenifer Ribeiro, ressalta que a oferta do serviço de hemodiálise no HGT foi muito importante à assistência prestada aos seus usuários. “Atualmente existem 13 unidades que ofertam o procedimento de hemodiálise Ambulatorial no estado do Pará e, futuramente, com a ampliação do HGT, serão 14, promovendo mais conforto e qualidade de vida aos usuários, evitando o deslocamento deles para outras cidades”.

Estrutura – O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Está localizado na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.

Texto: Pedro Amorim/HGT