Cursos em Saúde Bucal e Vigilância em Saúde têm aula inaugural

26/05/2022 Off Por Roberta Vilanova

Solenidade de abertura da aula inaugural dos Cursos Técnicos em Saúde Bucal e Vigilância em Saúde

A Escola Técnica do SUS “Dr. Manuel Ayres”, realizou, na tarde desta quarta-feira (25), no auditório da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em Belém, a aula inaugural do Curso Técnico em Saúde Bucal (TSB) e do Curso Técnico em Vigilância em Saúde (TVS), que vão contar com a participação de mais de 100 profissionais de saúde de 12 municípios paraenses.

Nessas turmas, foram contemplados profissionais dos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Breves, Marabá, Salvaterra, Santa Luzia do Pará, Capanema, Quatipuru e Barcarena.

Sipriano Ferraz, secretário adjunto de Políticas de Saúde

Na solenidade de abertura, o secretário adjunto de Políticas da Saúde, Sipriano Ferraz, parabenizou os participantes dos cursos pela disponibilidade em buscar o aperfeiçoamento profissional. “No mundo, nada cai do céu, só conseguimos crescer e evoluir se tivermos força de vontade”,  observou.

Ele ressaltou que para aproveitar as oportunidades oferecidas não só no âmbito do SUS, mas no mercado da área de saúde em geral, é preciso estar preparado, mas muitos não estão. “É importante ter comprometimento, compromisso com o trabalho, ter iniciativa e desenvolver a liderança na área em que atua, pois é desse tipo de profissional que o SUS precisa hoje”, afirmou.

Sipriano disse, ainda, que a ETSUS passou por uma verdadeira reconstrução e hoje conta com novo prédio, novos objetivos e métodos, que são frutos de trabalho árduo da nova gestão para oferecer o melhor em formação e qualificação profissional para o SUS.

Elizeth Braga, diretora da ETSUS

A diretora da ETSUS, Elizeth Braga, destacou o avanço que a Escola tem registrado na qualificação dos servidores públicos no sentido de melhorar o atendimento aos usuários do SUS. “Os cursos técnicos são muito importantes para formar e qualificar profissionais que atendem diretamente a população”, comentou.

Ela agradeceu pelo apoio que tem recebido da atual gestão da Sespa e do governo do Estado e pela confiança no trabalho da sua equipe. “Todo avanço que temos conquistado só tem sido possível porque temos uma gestão organizada e responsável”, enfatizou.

Aos profissionais que não conseguiram ser contemplados no momento, Elizeth Braga informou que novas turmas serão ofertadas futuramente, basta que fiquem atentos à divulgação no site da Escola e Secretarias Municipais de Saúde.

As duas turmas têm mais de 100 participantes

A solenidade de abertura também contou com a presença da coordenadora estadual de Saúde Bucal, Alessandra Amaral; da diretora de Vigilância em Saúde, Daniele Nunes; da diretora de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Kelly Silveira; da coordenadora de Educação em Saúde, Viviany Cardoso; da diretora da Referência em Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Belém, Cecy Baker.

Depois da solenidade, os alunos assistiram a uma palestra sobre o tema “A Importância da Formação para os Trabalhadores da Saúde”, proferida pela gerente de Educação Permanente da Sespa, Taíse Santos.

SERVIÇO: A ETSUS fica na travessa Estrella, nº 2342, no bairro do Marco, em Belém. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3202-9300, pelo site: www.saude.pa.gov.br/etsus-pa, e pelo e-mail: etsuspa@gmail.com.

Texto: Roberta Vilanova/Sespa
Fotos: José Pantoja/Sespa