Hospital Geral de Tailândia (HGT) promove campanha Maio Amarelo

26/05/2022 Off Por Roberta Vilanova

Unidade mobiliza usuários, acompanhantes e colaboradores à prevenção de acidentes de trânsito

Em alusão ao Maio Amarelo, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), promoveu nesta terça-feira (24) e quinta-feira (25), uma mobilização para prevenção de acidentes de trânsito, junto a usuários, acompanhantes e colaboradores, nas área da Recepção Central e do Ambulatório.

A ação partiu da temática “Maio Amarelo, atenção pela vida”. A campanha deste ano chama a atenção para o alto índice de acidentes no trânsito, no Brasil, e, claro, em Tailândia, no nordeste estadual.

Referência em várias especialidades, entre elas, em trauma e ortopedia, o HGT contabilizou cerca de 2 mil casos em 2021, entre acidentes com moto, bicicleta, carro e atropelamento de pedestres. Neste quadrimestre de 2022, já foram atendidos 538 usuários envolvidos em acidentes no trânsito.

Somente em 2021, aproximadamente 1.600 pessoas foram vítimas de acidentes com moto, que liderou o ranking. Sem mudar o panorama, em 2022, chega a 468 envolvidos. No ano passado, o segundo maior foram as pessoas atropeladas com quase 200 acidentados. Neste ano, o segundo colocado são as vítimas em carros com 32 casos.

O agente de trânsito do município e palestrante no evento, Kaique Sousa, falou da importância de tratar o tema à população. “Unimos dois órgãos bem atuantes no quesito trânsito. O HGT é referência no atendimento em acidentes e, o Demutran atua como educador e fiscalizador. Então, nos unimos para conscientizarmos a população para respeitar a legislação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e, desse modo, tornar o tráfego mais seguro”, pediu o agente.

A campanha deste ano chama a atenção para o alto índice de acidentes no trânsito em Tailândia

Durante a ação de educação em saúde, o facilitador ensinou os participantes, de forma bem didática, o significado de uma placa; a importância de dá a preferência em uma rotatória ou cruzamento, além dos perigos de furar um sinal vermelho e ainda não utilizar o capacete ou cinto de segurança.

Um ponto crucial abordado pelo agente de trânsito é um ato bem comum visto pelas ruas brasileiras, o pisca alerta ligado com fila dupla. O agente fez um alerta explicando que a sinalização é “para quando houver uma pane mecânica ou algum defeito que faça o veículo ficar parado e impossibilitado de locomoção no meio de uma via movimentada, desta forma, devemos usar o pisca alerta”.

Assim, segundo o agente, quem vem atrás está ciente de que o automóvel enfrenta problemas. Nessa situação, o triângulo de sinalização também deve ser usado.

“Essa atitude de estacionar em fila dupla atrapalha demais o trânsito, aumenta o risco de acidentes e, por isso, é considerada infração grave pelo CTB gerando multa e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) provocando ainda a remoção do veículo”, completou Kaique Sousa.

Para confirmar a teoria do facilitador, uma das participantes, Maria Oliveira, de 52 anos, revelou que o marido atropelou sem a intenção um rapaz na semana passada.

“O meu esposo conduzia o seu veículo quando deparou um carro parado fazendo fila dupla com o pisca alerta. Ele desviou para a esquerda deste carro, em seguida, um rapaz em uma bicicleta no sentido contrário também desviou deste automóvel, mas, o espaço ficou curto, porque ambos foram para a mesma direção e o meu esposo acabou batendo a lateral direita do seu carro no ciclista. Ainda bem que não aconteceu nada mais grave, o rapaz somente teve escoriações na perna. Mas essas atitudes erradas podem acabar com a vida de alguém”, completou a moradora de Tailândia.

Confira as listas:

Em 2021

Acidente com moto:1.549

Acidente com bicicleta: 98

Acidente com carro: 97

Atropelamento de pedestre: 175

Em 2022

Acidente com moto: 468

Acidente com bicicleta: 28

Acidente com carro: 32

Atropelamento de pedestre: 10

Estrutura – O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

SERVIÇO: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto: Pallmer Barros/HGT