Dia Mundial do Rim é tema de ação no Hospital Santa Rosa, no Baixo Tocantins

Dia Mundial do Rim é tema de ação no Hospital Santa Rosa, no Baixo Tocantins

10/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

Evento incluiu palestras e orientações com a distribuição de material educativo

Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, o Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa, na região de integração do Tocantins, promoveu na última quinta-feira (09) uma ação especial voltada aos usuários da unidade que destacou a importância da saúde dos rins.

A atividade, realizada no Ambulatório Central do Hospital e no Ambulatório do Centro de Hemodiálise, incluiu palestras e orientações com a distribuição de material educativo.

Além de orientação à saúde dos rins, os profissionais da unidade hospitalar realizaram a aferição de pressão arterial e glicemia, com possibilidade, se necessário, de realizar exames de creatinina. A médica RT do Centro de Hemodiálise, Dra. Sissa Dias, juntamente com a equipe multiprofissional conduziram as palestras.

Neste ano, a Campanha do Dia Mundial do Rim visa disseminar informações sobre as doenças renais com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Esses objetivos estão resumidos no tema central da campanha de 2023 da Sociedade Brasileira de Nefrologia, que é “Saúde dos Rins (& exame de Creatinina) para Todos”.

“O nosso objetivo com a programação é promover a conscientização da população frente à forma de prevenção da doença renal, os fatores de risco e a importância do diagnóstico precoce”, esclareceu a RT do Centro de Hemodiálise, enfermeira Elvira Fonseca.

Além de orientação à saúde do órgão, profissionais aferiram pressão arterial, verificaram glicemia, e realizaram exames de creatinina

O Centro de Hemodiálise, unidade que integra a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), vai completar no próximo dia 26, nove meses de funcionamento, beneficiando, milhares de pacientes que sofrem com doença renal crônica e necessitam de assistência para realizar sessões de hemodiálise.

Atualmente, o serviço de hemodiálise no Hospital Santa Rosa assiste 109 pacientes crônicos. Para ter acesso ao serviço os pacientes devem estar regulados via Sistema Estadual de Regulação.

O Instituto Diretrizes, Organização Social responsável pela gestão do centro, implantou um projeto inovador, ofertando o serviço de hemodiálise em três turnos na unidade.

Sobre o Centro – Entregue à população em 26 de junho de 2022 pela gestão do governador Helder Barbalho, o Centro de Hemodiálise do Hospital Santa Ros, possui 21 cadeiras de hemodiálise, com atendimentos de segunda a sábado, nos horários das 5h até as 21h.

Texto: Wellington Hugles/HRSR

Fotos: Divulgação