HRPC utiliza musicoterapia no tratamento e reabilitação de pacientes internados

10/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

Processo terapêutico é utilizado para prevenção e recuperação da saúde dos pacientes

O Hospital Regional Público dos Caetés, em Capanema, na região de integração do rio Caeté, investe no trabalho de humanização levando música ao ambiente hospitalar, ajudando no tratamento e reabilitação de pacientes internados.

Pensando na importância, inclusive emocional, da música ao longo da trajetória de vida de uma pessoa, a gestão hospitalar do HRPC, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), levou para os corredores do hospital um saxofonista, que trouxe harmonia para os ouvidos, deixando os pacientes e equipe das internações, sala de espera, recepção e hemodiálise emocionados.

Para o gerente administrativo e financeiro Juliano Botero, o paciente não escolhe estar em uma cama de hospital, sentindo o abalo emocional pelo momento difícil que está passando, por causa de uma doença ou acidente. “A gestão hospitalar, pensando nisso, fez essa ação para aliviar os traumas e angústias, deixando o paciente o mais confortável possível durante o seu tratamento, que consequentemente trará a ele uma melhor recuperação”, afirma.

Raimundo da Silva, 63 anos, agricultor do interior de Bragança

Raimundo da Silva, 63 anos, agricultor do interior de Bragança, está exatamente há dois meses internado no HRPC, para o tratamento de diabetes, agradeceu pelo momento de acolhimento.

“Eu achei muito bonito e maravilhoso esse momento com o músico. Eu adoeci e vim pra cá, mas estou muito feliz pelo tratamento recebido aqui, onde todos os colaboradores são muito alegres. Sempre ouço uma música ou hino, e me faz muito bem”, contou.

Terapia – A musicoterapia é caracterizada como um processo terapêutico utilizado para prevenção e recuperação da saúde dos pacientes que necessitam de algum cuidado hospitalar.

A psicóloga da equipe multiprofissional da hemodiálise, Alana Oliveira, diz que além de proporcionar bem-estar, relaxamento e acolhimento, a música alivia a atenção e ansiedade dos pacientes.

“Qualquer tipo de atividade terapêutica incluindo a música, tira o foco desse transtorno não só para os pacientes em hemodiálise, mas também para os internados. Essa realmente é uma ação de humanização, pois é de pensar no outro e de mostrar que o hospital quer proporcionar algo para que eles se sintam acolhidos e cuidados também no seu lado humano, não só na parte clínica ou voltado na doença em si”, declarou a profissional, que também é membro do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).

Serviço: O Hospital Regional Público dos Caetés integra a rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade atende usuários 100% Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando na avenida Barão de Capanema, nº 3191, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462-3051.

Texto: Marcelo Zeno/HRPC