Em alusão ao Junho Verde, PSRM promove sessão de cinema sobre preservação ambiental para crianças internadas

Em alusão ao Junho Verde, PSRM promove sessão de cinema sobre preservação ambiental para crianças internadas

13/06/2026 Off Por ASCOM

Dando continuidade à programação do Junho Verde, campanha nacional instituída pela Lei nº 14.393/2022 e integrada à Política Nacional de Educação Ambiental, o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém, realizou na tarde desta sexta-feira (12), por meio da Comissão de Sustentabilidade (CS), uma sessão de cinema para crianças internadas na unidade.

Foto: Divulgação

A atividade contou com a exibição do filme “O Lorax – Em Busca da Trúfula Perdida”, que aborda, de forma lúdica e adequada ao público infantil, temas como preservação ambiental, desmatamento e o uso responsável dos recursos naturais. A animação mostra como as ações humanas podem impactar o meio ambiente e reforça a importância da conscientização para a construção de um futuro mais sustentável.
Marcilene Seabra de Jesus, moradora de Salvaterra, no arquipélago do Marajó, e mãe do paciente Carlos Eduardo de Jesus Cabral, de 11 anos, destacou a importância da iniciativa.
“O filme mostrou ao meu filho e às demais crianças como pequenas atitudes podem contribuir para a preservação do meio ambiente. Foi uma forma leve e educativa de falar sobre a responsabilidade de cuidar da natureza e garantir um planeta melhor para as futuras gerações”, afirmou.

Foto: Divulgação

Segundo a presidente da Comissão de Sustentabilidade do PSRM, a engenheira ambiental Rayane Pereira, a atividade reforçou a importância de abordar a temática ambiental desde a infância.
“A mensagem do filme mostrou às crianças que pequenas atitudes podem gerar grandes impactos positivos para o planeta. Também serviu como alerta sobre os riscos da exploração desenfreada dos recursos naturais e a necessidade de preservar o meio ambiente”, ressaltou.

Foto: Divulgação

Para Janiele do Socorro Amorim da Luz Sousa, moradora de Bragança e mãe da paciente Maria Laura da Luz Sousa, de 4 anos, a ação proporcionou um momento de aprendizado e descontração durante o período de internação.
“A mensagem foi transmitida de forma divertida, com uma linguagem que as crianças conseguem compreender. Isso ajuda a despertar a consciência ambiental desde cedo e contribui para a formação de hábitos mais sustentáveis”, destacou.
Além da exibição do filme e de uma conversa sobre os ensinamentos da história, a programação incluiu a distribuição de lanches e livros infantis.

Foto: Divulgação

“Essas ações fortalecem a cultura da sustentabilidade no ambiente hospitalar e incentivam pacientes e acompanhantes a refletirem sobre a importância de cuidar do meio ambiente. É um compromisso com o presente e um legado para as próximas gerações”, concluiu Rayane Pereira.

Serviço
O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo integra a rede pública de saúde do Governo do Pará e funciona em regime de plantão 24 horas, na Avenida Augusto Montenegro, em Belém. A unidade atende urgências e emergências clínicas, além de demandas reguladas pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), oferecendo assistência em

Foto: Divulgação

especialidades como cirurgia geral, vascular, pediátrica, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia, incluindo procedimentos minimamente invasivos, como videolaparoscopia.

Texto e fotos: Ascom PSRM