Em Breves, Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) previne sobre gravidez na adolescência

19/02/2022 Off Por Roberta Vilanova

Para profissionais da unidade hospitalar, é necessário combater a desinformação e o uso inadequado de métodos contraceptivos

No calendário nacional da Saúde, fevereiro é o mês dedicado à prevenção da gravidez na adolescência, e a equipe do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves, no Marajó, promove  orientações sobre os cuidados necessários para evitar a gravidez indesejada.

De acordo com o HRPM, existem diversos motivos para acontecer a gravidez indesejada, mas a principal causa, ainda, é a desinformação sobre sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos e o uso inadequado de métodos contraceptivos.

Segundo a obstetra do Regional do Marajó, Cristina Creaga, as adolescentes enfrentam diversos riscos no período de gestação. “É importante que todas as adolescentes tenham consciência de risco de uma gestação durante esse período. Aumenta-se os riscos de abortamento, anemia na gestação pré-eclâmpsia, diabetes gestacionais entre outros’’.

Cristina Creaga ressalta que para evitar a gravidez na adolescência é necessário que as meninas sejam orientadas e que procurem ajuda para tirar dúvidas antes de sua primeira relação sexual. “Saibam que existem opções de anticoncepcionais, comprimidos, injeções e preservativos para prevenção da gestação na adolescência’’, observou a médica obstetra.

“É a primeira consulta dela aqui no Hospital Regional. Desde quando entramos, estamos sendo bem assistidas, graças a Deus. Agora ela está aguardando a chamada da médica obstetra para a avalição dela, e demais orientações nesse período de gravidez, haja vista que ela é mãe de primeira viagem’’, disse Santana Costa, acompanhante de uma adolescente, de 14 anos, grávida de gêmeos há dois meses. Santana e a adolescente moram no município de Melgaço, também no Marajó, cerca de duas horas da unidade hospitalar, via embarcação até Breves.

“Essas usuárias quando chegam para atendimento recebem o acompanhante do serviço social do hospital, onde também é dado apoio a essas adolescentes parao que venham a precisar’, afirmou a enfermeira obstetra do Espaço da Gestante, Leyde Teixeira. Ela disse que entre seis e oito adolescentes são assistidas por mês no Espaço da Gestante.

Entre as ações desenvolvidas na unidade hospitalar, há as do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (Gaame), que repassa informações e orientações sobre a importância do aleitamento materno e tamém esclarece dúvidas sobre gestação e pós-gestação às grávidas.

NÚMEROS DO HOSPITAL REGIONAL PÚBLICO DO MARAJÓ – Em 2021, o HRPM registrou 414 partos. Somente em janeiro deste ano de 2022, foram 37. O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) integra a rede de saúde do governo do Estado, com a assistência de média e alta complexidades para aproximadamente 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

O hospital fica na avenida Rio Branco, 1.266, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo  (91) 3783.2140 / 3783.2127.

Texto: Lucas Brilhante/ HRPM