Em dois meses, Hospital Abelardo Santos reduz em 75% casos de acidentes de trabalho

27/07/2021 Off Por Roberta Vilanova

A programação lúdica envolveu funcionários de todos os setores do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos

De forma lúdica e descontraída, funcionários do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, receberam, nesta terça-feira (26) orientações sobre como evitar acidentes no local de trabalho. A programação contou com encenações educativas, enfatizando a forma correta do uso dos equipamentos de segurança e a importância da realização dos exames médicos periódicos, como medidas preventivas para possíveis intercorrências no ambiente laboral. A ação é alusiva ao Dia Nacional da Prevenção ao Acidente de Trabalho, celebrado em 27 de Julho.

A iniciativa é uma extensão do trabalho que o governo do Estado vem desempenhando na unidade, o qual, nos dois últimos meses, já apresentou uma redução significativa no número de acidentes no ambiente profissional. Em março, foram registradas oito ocorrências, enquanto em junho houve uma queda de 50% nesse número, com quatro casos.

Até segunda-feira (26) houve duas ocorrências neste mês. Os dados mostram um declínio de 75% no número de acidentes em dois meses no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos. O diretor-executivo da instituição, Marcos Silveira, explicou que a redução é resultado de um trabalho em equipe.

“Desde que a nova administração do ‘Abelardo Santos’ assumiu a unidade, contamos com ações semanais em prol dos nossos colaboradores, sobretudo resguardando-os de qualquer tipo de intercorrências registradas dentro do Hospital. Nosso objetivo é que o trabalhador encontre condições de saúde e segurança durante o exercício de sua função. Entendemos também que ações educativas são fundamentais para a prevenção de ocorrências”, detalhou o gestor. Em março, o HRAS passou a ser administrado pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA).

A enfermeira do Trabalho Monique Paiva ressaltou a importância das ações promovidas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) dentro do HRAS.  “Conseguimos perceber que as orientações estão sendo eficazes através da nossa mensuração de acidentes de trabalho, que vem diminuindo consideravelmente nos últimos meses. Hoje, na ação alusiva ao Dia Nacional da Prevenção ao Acidente de Trabalho, levamos a conscientização à sala ou ao setor do colaborador. Passamos por toda a unidade caracterizados de forma colorida e divertida, e com brincadeiras e encenações reforçamos as orientações sobre os cuidados que devem ser tomados por todos neste ambiente”, reiterou.

Prevenção – O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) tem como objetivo principal a prevenção de doenças e controle de riscos ambientais, tanto pela segurança quanto pela medicina do trabalho. Diariamente, técnicos de segurança fazem inspeções nas áreas com ênfase, principalmente, nas assistenciais, por apresentarem maior risco. “Fazemos orientações in loco, treinamentos conforme nosso PAT (Programa Anual de Treinamentos). Também ressaltamos a importância da biossegurança, norma regulamentadora (NR 32) e o próprio fluxo geral de acidente de trabalho aos nossos colaboradores recém-admitidos”, destacou a enfermeira.

O setor especializado ainda vem divulgando o fluxo de acidentes de trabalho para todos os funcionários. “Iniciamos as orientações primeiramente para os gestores, e depois para as equipes in loco. Percebemos uma adesão e participação considerável frente ao tema. Conseguimos atingir 75% dos colaboradores no mês de junho, e permanecemos repassando as orientações no mês de julho para atingirmos nossa meta de 100%”, completou Monique Paiva.

Conquista – O Dia Nacional da Prevenção ao Acidente de Trabalho é considerado um marco da luta dos trabalhadores por melhores condições no ambiente laboral. A data visa alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, assim como a promoção de um ambiente seguro e práticas saudáveis em todos os setores produtivos.

Segundo a Associação Nacional da Medicina do Trabalho (ANAMT), o marco tornou-se oficial em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho. No início da década de 1970, a iniciativa do Banco Mundial em cortar os financiamentos para o Brasil, caso o quadro de acidentes de trabalho não fosse revertido, resultou na publicação das portarias nº 3236 e nº 3237, em 27 de julho de 1972.

Texto: Roberta Paraense/HRAS