Em Icoaraci, o Hospital Abelardo Santos adota método Kanban nas unidades de internação

10/02/2022 Off Por Roberta Vilanova

Técnica de origem oriental tem possibilitado o maior giro de leitos, altas seguras e expressivas reduções em reinternações pelo mesmo acometimento

Referência do Governo do Estado em média e alta complexidades e nos cuidados materno-infantil, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, adota o sistema Kanban. A nova ferramenta implantada na unidade tem como objetivo melhorar a qualidade na assistência, monitorando o processo de cuidado em todo o período de internação, além de proporcionar ao paciente maior segurança e reduzir o tempo de hospitalização. E como resultado, o objetivo é o maior giro de leitos, garantir maior segurança nas altas e evitar as reinternações de paciente pela mesma patologia.

Em um Kanban, cada cartão representa uma atividade, e eles são posicionados em colunas que indicam seu status. Essa estrutura visual,  fixada em quadros, ajuda a ter um controle simples e efetivo sobre o trabalho, pois a equipe pode verificar facilmente as atividades pendentes, etapas que geram atrasos, (gargalos) e o andamento do processo de hospitalização como um todo.

“Estamos usando esse sistema nas unidades de internação do 5º, 7º, 8º e 9º andares. Eles compreendem a ginecologia, clínica pediátrica, neurologia, e as clínicas vascular, urológica e de nefrologia. A técnica controla o tempo de permanência do paciente, implanta indicadores de produção, assistenciais e de resultados e monitora o plano terapêutico, ajudando não apenas as atividades assistenciais, mas, contribuindo, sobretudo, com a segurança e o cuidado aos nossos pacientes”, explicou a supervisora de enfermagem Adrileia Brito.

O Kanban – O sistema Kanban é um método de controle ou sistema de gestão visual que ajuda a perceber o andamento do trabalho. Inicialmente, ele foi aplicado a processos de produção na indústria, e com a eficácia, passou a ser visto como uma nova ferramenta de apoio nas rotinas assistenciais das unidades hospitalares. No Regional Abelardo Santos, a equipe passou a ser treinada, no ano passado, após a visita dos profissionais do Hospital Sírio Libanês,  em São Paulo, que deram um start à nova ferramenta. Mas, foi em 2022, que o projeto saiu do papel e ganhou os quadros do HRAS.

“O termo Kanban é de origem japonesa e significa a “sinalização” ou “cartão” e propõe o uso de cartões (post-its) para indicar e acompanhar o andamento de projetos. No hospital, utilizamos para discussão dos casos e definição de metas, através dos rounds traçamos metas diárias com a participação da equipe multiprofissional no intuito de reduzir o tempo de permanência do paciente e definir a alta segura”, explicou a enfermeira Márcia Oliveira, responsável pelo pela aplicação do método no 8º e 9º andares.

A profissional também ressalta os resultados da ferramenta para o usuário. “O paciente se beneficia reduzindo seu tempo internado, pois com isso a equipe prepara a família para manter esse paciente, que, por vezes, ainda em casa, precisa de assistência”, afirmou a enfermeira, acrescentando que a equipe, também, se torna mais unida e integrada mantendo a comunicação efetiva, através da aplicação do método.

Resultados – A diretora assistencial do HRAS, Renata Oliveira, observa ainda que o método já proporcionou vários benefícios à unidade. “É papel do Hospital ter uma visão holística sobre nossos usuários, garantir que sua permanência na unidade seja otimizada com os recursos disponíveis e interação da equipe multidisciplinar centrada no paciente, proporcionando a melhor entrega do usuário de volta a sociedade, transformando sua vida. O método Kanban soma-se com o objetivo de acompanhar os cuidados da enfermagem, dar celeridade aos times dos processos que permeiam a internação do nosso usuário no HRAS, seja ele um exame, uma avaliação ou até mesmo uma cirurgia pendente, com isso garantindo uma melhor experiência do paciente junto a nossa instituição”, apontou.

Para o diretor executivo do Abelardo Santos, Marcos Silveira, a unidade é uma referência do norte Brasil por sempre estar criando estratégias inovadoras. “O HRAS se destaca pela alta complexidade, mas também, pelos processos de planejamento em toda sua assistência. O método Kanban é um reflexo disso. E o resultado dele, desde o início do ano, é a diminuição do tempo médio de internação, aumento no número de altas seguras e nenhuma reinternação pela mesma patologia”, frisou o gestor.

O Abelardo Santos – O Regional Abelardo Santos é a maior unidade hospitalar pública do Governo do Estado. Ele é administrado pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital realiza o atendimento porta-aberta na pediatria e obstetrícia e é referência em tratamentos de média e alta complexidade, incluindo a procedimentos cirúrgicos realizados em sua hemodinâmica.

Texto: Roberta Paraense/HRAS