Moradores de São Miguel do Guamá recebem atendimentos da Policlínica Itinerante

Moradores de São Miguel do Guamá recebem atendimentos da Policlínica Itinerante

09/02/2022 Off Por Roberta Vilanova

erviço ficará na cidade nesta quinta e sexta-feira, das 8h às 16h

A Policlínica Itinerante, estratégia do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) no combate a Covid-19, continua oferecendo serviços de saúde no nordeste paraense, na terceira onda da pandemia no Estado. Nesta quinta e sexta-feira (10 e 11), a ação chega no município de São Miguel do Guamá, a 150 quilômetros de Belém. O projeto, ainda, visa descentralizar da  região metropolitana, o acesso aos profissionais de saúde da população com sintomas gripais.

O serviço ficará disponível de 8h às 16h, no Largo de Nazaré, situado na avenida com o mesmo nome, s/n. Os atendimentos são de demanda espontânea, sem a necessidade de encaminhamento. O usuário precisa, apenas, levar documentação original com fotos e cartão do SUS  (Sistema Único de Saúde).

Para o secretário Estadual de Saúde Pública do Pará, Rômulo Rodovalho, o projeto se une às demais estratégias do Governo, no combate à pandemia. “Além dos atendimentos da Poli Itinerante percorrendo o interior paraense, há outras principais medidas no enfrentamento da covid-19, como a intensificação da vacinação e da testagem da população e o aumento da fiscalização de estabelecimentos quanto à exigência do passaporte vacinal e às normas de higiene”, observou.

O titular da pasta também destaca que, neste momento, são relevantes estratégias de prevenção. “Diferente dos anos de 2020 e 2021, neste ano, com base no nosso panorama epidemiológico, não é necessária qualquer atitude restritiva em relação ao ir e vir da população, e sim, incentivar estratégias de intensificação para que a população se previna ainda mais do coronavírus. E a testagem, por antígeno, na Poli Itinerante, promove o isolamento apenas de quem está infectado, assim, freando a contaminação”, ressaltou Rômulo Rodovalho.

Atendimentos – Durante o mês de fevereiro, a Policlínica Itinerante promoveu ações no distrito de Quatro Bocas, e nos municípios de Concórdia do Pará; Tomé Açu; o Acará e São Francisco do Pará, com mais de 1.600 pessoas atendidas.

“Nesta retomada do serviço, que iniciou no dia 19 de janeiro, já alcançamos um número significativo de usuários. Apenas neste mês, nossa equipe já percorreu cinco cidades no nordeste paraense, com atendimentos exclusivos para pessoas com sintomas leves e moderados da Covid-19 e síndrome gripal. E ainda vamos avançar nesta quinta e sexta para em São Miguel do Guamá “ , acrescentou Liliam Gomes, diretora executiva da Policlínica Metropolitana que gerencia a ação Itinerante.

Os atendimentos são feitos por uma equipe composta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e o apoio administrativo. A população contará verificação de sinais vitais, pressão arterial, temperatura e nível de oxigenação; consultas médicas e realização de RT-PCR e dispensação de medicamentos, conforme prescrição do médico.

Serviço – Quinta e sexta-feira (10 e 11): em São Miguel do Guamá, no Lago de Nazaré, situada na avenida Nazaré, s/n, das 8h às 16h.

Texto: Roberta Paraense/Policlínica