Em Marabá, Sespa visita obras da Policlínica e de ala oncológica

23/01/2023 Off Por Roberta Vilanova

Equipes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) estiveram, nesta segunda-feira (23), em Marabá, região Sudeste do estado, para acompanhar as obras de construção da Policlínica e do Setor de Oncologia do Hospital Regional do Sudeste do Pará.

A equipe foi comandada pelo secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz, com apoio da Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará. A Policlínica de Marabá será estratégica para descentralizar o atendimento de saúde, diminuindo a necessidade de grandes deslocamentos para a população do Sudeste do estado. No total, a obra de Marabá tem o investimento de cerca de R$ 28 milhões.

Sipriano Ferraz e o secretário regional João Chamon Neto foram recebidos pelo diretor do HRPS, Valdemir Girato

Sipriano Ferraz lembra que mais uma vez a equipe visita Marabá, em nome do governador Helder Barbalho, a fim de acompanhar os avanços da parte de fundação da Policlínica. “É uma obra rápida com previsão de entrega para o mês de agosto deste ano. Quero deixar claro também a estratégia de descentralização dos serviços médicos, para cada vez mais polos do interior terem as mesmas especialidades médicas que temos na capital do estado”, sublinha o secretário adjunto de saúde.

A Policlínica terá 35 especialidades médicas, além de um polo completo de diagnóstico com tomografia, ressonância e área cardiológica completa. “Também implementaremos os nossos projetos de sucesso, como Pré-Operatório Rápido, Triagem Pós-Covid, que são grandes marcas da nossas Policlínicas, onde já temos em Belém, Capanema, Tucuruí e com previsão já para este ano para a entrega das Policlínicas de Marabá e Santarém. Dessa forma, seguiremos avançando ainda com Altamira e Breves no Marajó”, destaca Sipriano Ferraz.

O secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, disse estar feliz com a conquista da obra da Policlínica para Marabá e região. “O governador Helder Barbalho sempre coloca a saúde como prioridade. A Policlínica tem um papel fundamental, no sentido de chegar essa assistência às pessoas menos favorecidas. E nós estamos, desde o começo, acompanhando como secretário regional e ficamos muito felizes em ver o avanço da obra. Nós estamos no período de chuvas, mas a obra está caminhando e toda mão de obra utilizada é local”, comenta o secretário, calculando que a obra está prevista para ser entregue em agosto. “Sem dúvida nenhuma, um marco no desenvolvimento da assistência de saúde para Marabá e toda nossa região”, complementa.

Policlínica e o setor de oncologia vão reduzir deslocamentro dos pacientes

ESTRUTURA O projeto da Policlínica é de uma edificação em uma área de 2.380 m², com dois pavimentos, 53 salas de atendimento, com radiografia, tomografia, entre outros. De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Luiz Carlos Ribeiro Júnior, atualmente, a obra se encontra na etapa de finalização da fase de fundação, com construção de baldrames e blocos. A próxima etapa da edificação é a construção de uma estrutura mista, composta por concreto metálico.

HOSPITAL REGIONAL – Na oportunidade, equipes da Sespa foram convidadas para acompanhar também as obras do setor de Oncologia do Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá. O novo serviço terá 418 m² e contará com ambulatório, sala de quimioterapia com 12 poltronas, 20 leitos de internação, além de áreas de convívio e acolhimento humanizado. Serão 90 profissionais de saúde atuando no setor, que funcionará 24 horas por dia. Quando entregue, o espaço terá a capacidade de realizar cerca de 750 sessões de quimioterapia por mês. No tratamento oncológico, o paciente contará com uma equipe multiprofissional com abordagem pautada na humanização.

A obra da ala de oncologia também irá proporcionar ao Regional do Sudeste uma nova cozinha industrial moderna, lavanderia e refeitório. Atualmente, 45% da obra está concluída.

GOVERNO – Sipriano Ferraz destaca que a Sespa está também acompanhando a obra de oncologia do Hospital Regional, que já está bastante avançada e tem previsão para entrega ainda neste primeiro semestre no ano de 2023.

“Assim como a entrega do setor de Hemodinâmica foi um grande marco na saúde dessa população do Sudeste, nós queremos entregar a oncologia, para fazer tanto as cirurgias oncológicas, como as quimioterapias, e assim descentralizar, fazer com que os pacientes que precisavam ir para Belém, para fazer o tratamento oncológico possam ser atendidos aqui em Marabá e fazer cumprir a palavra do governador Helder, que tem tanto apreço pela população da região”, frisa o secretário adjunto de Saúde.

O diretor da Pró-saúde Valdemir Girato esclarece que o intuito do hospital é deixar pronta, o mais rápido possível, a obra da oncologia, liberando para população do Sudeste do Pará e região um serviço de quimioterapia e cirurgias oncológicas.

“É uma aspiração antiga de 20 anos da população de Marabá e região ter um serviço de oncologia. Durante todos esses anos, foi um transtorno principalmente para mulheres com câncer de mama, que precisam se deslocar para Belém. O grande sonho é termos aqui a oncologia e estamos vendo se concretizar. A Secretaria Regional de Governo tem cumprido o seu papel e vamos dar essa resposta para população”, garante João Chamon Neto.

Texto: Emily Coelho/Secom