No Janeiro Branco, Regional de Marabá alerta sobre cuidados com a saúde mental

23/01/2023 Off Por Roberta Vilanova

Neste ano, a temática da campanha é ‘A Vida Pede Equilíbrio’

O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) realizou nesta segunda-feira (23), em Marabá, ações de sensibilização da campanha Janeiro Banco, mês dedicado aos cuidados com a saúde mental. Neste ano, a temática da campanha é “A Vida Pede Equilíbrio”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que um bilhão de pessoas no mundo vivem com algum tipo de transtorno mental. No Brasil, a entidade aponta que cerca de 18,6 milhões sofrem com o problema, situação agravada pela pandemia da Covid-19.

A iniciativa realizada na unidade, que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, integra o projeto “Espera Humanizada”, da Comissão de Humanização do hospital, que por meio da equipe multidisciplinar, dissemina informações sobre assuntos relacionados a saúde e bem-estar para pacientes, acompanhantes e colaboradores.

O psicólogo Maycon Silva destaca que a iniciativa contou com palestras de prevenção e ações lúdicas, realizadas pela equipe psicossocial da unidade, que abordaram as causas e consequências das doenças mentais mais comuns, como ansiedade, depressão, esquizofrenia, distúrbios alimentares, demência, estresse pós-traumático, entre outros.

“Dores constantes de cabeça e pelo corpo, falta de concentração, distúrbios do sono, queda de cabelo, agitação e pensamento acelerado, pessimismo, tristeza sem motivos, sensação de incapacidade e irritabilidade excessiva estão entre os principais sinais de que a saúde mental não está muito bem”, alerta Maycon. “Ao identificar um ou mais desses sintomas, procure ajuda especializada”, complementa.

Colaboradores também particiapram da programação

O profissional reforça, que algumas práticas contribuem para a boa saúde mental, como ter uma boa noite de sono, praticar exercícios físicos, adotar uma alimentação saudável, praticar o amor próprio, e em especial, investir na qualidade dos relacionamentos pessoais.

Marcos Silva, paciente que veio ao hospital realizar exames, avalia que discutir a temática é essencial. “Gostei muito das palestras, entendi que a boa saúde da nossa mente é fundamental para que possamos ter também uma boa qualidade de vida”, destaca.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece em todo país, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), atendimento gratuito às pessoas que sofrem de transtornos psíquicos e mental.

Sobre o Hospital – O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso, localizado em Marabá, interior paraense, foi entregue em outubro de 2006 e, desde então, é gerenciado pela Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atua como referência para média e alta complexidade para 22 municípios da região, e possui perfil de atendimento com foco nas especialidades de neurocirurgia, traumatologia, ortopedia, urologia, neonatal, hemodiálise, gestação de alto risco, hemodinâmica, cirurgia geral. Conta ainda com Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sendo o único da região a dispor deste tipo de leito voltado exclusivamente para recém-nascidos, crianças e adolescentes.

Texto: Ederson Oliveira/HRPS