
Encontro reúne profissionais da Atenção Domiciliar
18/05/2024Aconteceu nesta sexta-feira, 17, em Belém, o Encontro Estadual de Assistentes Sociais da Atenção Domiciliar e do Programa Melhor em Casa. A atividade foi uma iniciativa da Secretaria Pública de Saúde do Estado do Pará, realizado pela Referência Técnica para Atenção Domiciliar da Região Caetés (4º CRS/SESPA. E contou com o apoio do Conselho Regional de Serviço Social 1ª Região – CRESS/PA e da Faculdade Estácio, que cedeu o espaço para a realização do Encontro.
A Atenção Domiciliar realizada através do PMeC, disponibiliza a pessoas restritas ao leito ou ao lar um cuidado assistencial feito na própria residência dos pacientes, reduzindo internações desnecessárias e filas dos serviços de urgência e emergência e risco de infecções.
O objetivo do encontro foi proporcionar atividade de Educação Permanente aos assistentes sociais do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) / Programa Melhor em Casa (PMeC), do Estado do Pará, identificando as competências e atribuições privativas realizadas no cotidiano da intervenção das/os profissionais na Atenção Domiciliar e contribuir para a construção coletiva de um instrumental norteador à práxis profissional da categoria.
Além de marcar a Aula Inaugural do Projeto “Diálogos sobre o Serviço Social na Atenção Domiciliar do SUS – SAD/PMeC”, um curso que terá continuidade na modalidade EAD, com mais 5 módulos, entre os meses de junho a outubro.
Estiveram presentes presencialmente 96 participantes. Sendo 77 assistentes sociais, 8 acadêmicas/os de Serviço Social e 11 profissionais de outras categorias (psicólogos, ACS, Técnicos em Enfermagem, enfermeiros), oriundos de 27 municípios paraenses (Abaetetuba, Acará, Ananindeua, Anapu, Augusto Correa, Aurora do Pará, Barcarena, Belém, Benevides, Bujaru, Cametá, Capanema, Capitão Poço, Concórdia, Igarapé-Açu, Ipixuna do Pará, Mãe do Rio, Marituba, Moju, Nova Esperança do Piriá, Pacajá, Paragominas, Ponta de Pedras, Salinópolis, Santa Bárbara do Pará, São Domingos do Capim e Ulianópolis).
E com 359 participações virtuais, envolvendo também os municípios paraense de Breves, Castanhal, Itupiranga, Peixe-Boi, São João de Pirabas e Tailândia e municípios dos Estados do Maranhão, Piauí, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe e Bahia.
*Texto com colaboração de Luiza Helena Progenio de Santana.