Equipes da Sespa implantam Posto de Informação de Triatomíneos em Afuá

24/05/2024 Off Por Mozart Lira

Servidores do Nível Central e do 7° Centro Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) estiveram realizando atividades em conjunto com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Afuá (Semusa), a fim de implantar um Posto de Informação de Triatomíneos (PIT), que são os vetores da Doença de Chagas, naquele município. As ações duraram quatro dias e encerraram nesta sexta-feira, 24.

A equipe integrada esteve composta pela coordenadora da Entomologia do 7°CRS, Kellen Veríssimo, e Taísa Vilhena, técnica da entomologia, e representantes do Grupo Técnico de Entomologia Estadual, Sônia Lima e Gilberto Barbosa.

Os PITs desempenham um papel importante no controle e prevenção da Doença se Chagas, visto que possibilitam a identificação da espécie dos barbeiros que ocorrem na região; ajudam a monitorar a densidade populacional das espécies de ocorrência, que é fundamental para avaliar o risco de transmissão da doença; além de direcionar as ações mais adequadas para o controle desses vetores.

A programação realizada no município contou uma reunião técnica com os coordenadores de Vigilância em Saúde, Endemias, Programa de Educação na Escola e Secretária de Saúde do município, em que foi estabelecida a implantação do PIT na Semusa, escolhida na ocasião como local físico para o recebimento das amostras de insetos suspeitos de ser triatomíneo (barbeiro), capturados pela comunidade.

Foi realizada uma palestra para Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para esclarecê-los sobre o fluxo, o funcionamento do PIT e a necessidade de aplicar a educação em saúde à população, quanto à informação de captura, armazenamento e entrega dos insetos vetores, bem como os cuidados para prevenção de picadas e contaminação.

A equipe definida como responsável pelo recebimento dos insetos é atuante na Vigilância em Saúde do município e inclui diversos profissionais, como Enfermeiros, ACE e ACS. Com o treinamento pela equipe de Entomologia, estes profissionais estão, a partir de então, aptos para receber os insetos, armazenar e enviar ao 7°CRS para que seja feita a análise de espécie e infectividade no Laboratório de Entomologia.

No dia 23, dia seguinte à implantação do PIT, foi recebido o primeiro barbeiro capturado dentro de uma residência. O mesmo foi analisado em tempo pelo técnico Gilberto Barbosa, o qual foi identificado como da espécie Panstrongylus geniculatus, e não estava infectado com o protozoário causador da Doença de Chagas.

Nesta sexta-feira, 24, foi realizada uma palestra na escola Frei Faustino Legarda, que incluiu alunos de várias idades. Durante a atividade, foram  disseminadas informações a respeito da captura e entrega dos insetos suspeitos no PIT. Além disso, a equipe teve um momento na Rádio Afuá para divulgar a implantação do Posto de Informação de Triatomíneos, bem como informações de prevenção e cuidados para a população afuaense.

* Com informações de Kellen Veríssimo, bióloga e coordenadora de Entomologia do 7°CRS/SESPA.