Especialista de centro de reabilitação alerta sobre riscos da obesidade em PcD

Especialista de centro de reabilitação alerta sobre riscos da obesidade em PcD

11/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

Mãe acompanha o filho no CIIR para atendimento com a nutricionista

No mês dedicado à prevenção da obesidade, que alerta sobre os riscos da doença que é associada a outras doenças crônicas, entre elas, hipertensão e diabetes, a nutricionista Clínica, especialista em imunonutrição, nutrigenômica e fitoterapia, do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), Beatriz Garcia da Silva, chama atenção para o agravamento da condição, especialmente, em pessoas com deficiência física, como usuários de cadeira de rodas, que já têm sua mobilidade reduzida e que acarreta um gasto energético menor e/ou sedentarismo, que associada a uma eventual má alimentação, fatores emocionais e estilo de vida inadequado, culmina, inevitavelmente, em ganho de peso.

Embora seja uma condição crescente de caso de pessoas com sobrepeso ou obesidade no mundo e no Brasil, a profissional lamenta a ausência de estatísticas sobre a ocorrência da obesidade em Pessoas com Deficiência (PcD) na literatura médica ou em estudos estatísticos em nível comparativo desse segmento da população.

No entanto, Beatriz Garcia, destaca que, em algumas situações, aumentam a chances de sobrepeso e obesidade por conta das condições clínicas que predispõem, como é o caso da Síndrome de Down que apresenta metabolismo basal 15% menor quando comparado com restante da população, menor tônus muscular e metabolismo, que facilita o ganho de peso. Além daqueles que apresentam episódios de hiperfagia (ingestão exagerada de alimentos), por exemplo. “Alguns estudos apontam maior predisposição de excesso de peso em pessoa com lesões medulares e neurológicas”.

Em atendimento há três anos CIIR, o menor João Pedro Aguiar da Silva, 9 anos, com sobrepeso, faz parte do grupo de usuários em acompanhamento nutricional com Beatriz Garcia. Segundo a mãe do garoto, Lane Xavier Aguiar, que sempre o acompanha nas consultas, ele precisa perder peso para fazer a cirurgia de pé torto. O menor é acompanhado também por outros profissionais da equipe multiprofissional, entre eles, ortopedista, neurologista, fisiatra e psiquiatra. “Ele já fez todos os exames necessários para o procedimento. Agora, foi encaminhado para a nutrição”, disse a mãe.

Natural de Marabá, sudeste paraense, mãe e filho não perdem nenhuma consulta. Já com a requisição para cirurgia no pé, João Pedro precisa perder peso e conta com a ajuda da família que também passou a fazer reeducação alimentar junto com ele. “Apesar de algumas dificuldades, ele faz a dieta. Entendo isso porque para adulto já é difícil seguir restrições alimentares,  imagina para uma criança. Então, ele precisa de exemplo, por isso, a casa toda tá fazendo com ele. O esforço está valendo à pena porque ele perdendo peso, aos poucos. Vamos seguir e tudo dará certo para ele operar logo”, ressalta a genitora o pequeno usuário.

A nutricionista esclarece que a obesidade á uma doença multifatorial e está associada com outras doenças crônicas que, por si só, já apresentam prejuízos em qualquer indivíduo, no entanto, em pessoas com síndrome de down, pradder-willi, e lesões medulares, por exemplo, pode-se observar uma maior prevalência levando a outras doenças associadas.

O sobrepeso ou obesidade, orienta Beatriz Garcia, pode ser prevenido e revertido com estilo de vida. Alimentação saudável, movimento e sono reparador. A prática de atividade física deve ser incentivada com respeito às necessidades, individualidade, limitações ou deficiência de cada pessoa, podendo até servir de incentivo para se tornarem atletas paraolímpicos.

Centro de Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR)

Segundo ela, o CIIR oferece o serviço de Nutrição e Esportes Adaptados aos seus usuários que recebem orientações nutricionais e plano alimentar, individualizado, que contemplam as necessidades energéticas e nutricionais, bem como orientação do educador físico com acompanhamento de médicos ( clínico geral, endócrino, cardiologista, entre outros) para avaliação e diagnóstico de doenças associadas a obesidade e seu devido tratamento.

O Centro de Reabilitação, inclusive, voltou a oferecer algumas atividades esportivas aos seus usuários com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, entre elas, Judô , canoagem com canoa havaiana, canoa caiaque e Stand Up Paddle (SUP), que originalmente se pratica o remo em prancha em pé. A oferta dessas atividades, hoje, conta com menor número de participantes e seguindo todos os protocolos de segurança em prevenção à Covid-19 .

De acordo com Beatriz Garcia, em 2021, a equipe de Nutrição efetivou 2. 278 atendimentos. Em janeiro e fevereiro deste ano, foram 380.

Definição da doença – Obesidade é uma comorbidade caracterizada pelo excesso de peso proveniente do acúmulo de gordura corporal. Podendo ser considerada obesa quando seu índice de massa corporal (IMC) for superior a 30kg/m2 acrescido de outros manifestações clínicos apresentadas.

Atendimento – Os usuários podem ter acesso aos serviços do CIIR por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhido pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme perfil do usuário, pelo Sistema de Regulação (Sisreg).

Serviço- O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.

Texto: Vera Rojas/Hemopa
Fotos: Divulgação