Estado autoriza obras nas instalações da URE Demétrio Medrado, em Belém

17/02/2022 Off Por Roberta Vilanova

Governador Helder Barbalho, secretário Rômulo Rodovalho, demais autoridades e parlamentares no ato de assinatura

O governador Helder Barbalho assinou nesta quinta-feira (17) a Ordem de Serviço que autoriza a reconstrução da Unidade de Referência Especializada (URE) Demétrio Medrado, localizada no bairro da Sacramenta, em Belém. O ato de assinatura contou ainda com a participação do secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, de funcionários da unidade e usuários dos serviços da URE.

Orçadas em cerca de R$ 1,7 milhão, as obras vão modernizar as instalações e melhorar a acessibilidade, já que a URE Demétrio Medrado é referência no Estado em órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

Após a assinatura da Ordem de Serviço, Helder Barbalho destacou os avanços do serviço de saúde no Estado. “Nós precisamos sempre estar investindo para melhorar as condições de serviço para nossa população. Para isso, temos feito parcerias com os municípios para a reestruturação das redes de saúde municipais, de novos hospitais, ambulâncias para todas as 144 cidades do Pará, fortalecendo os hospitais regionais e descentralizando, para que cada região do Pará possa dar atendimento pleno onde as pessoas moram, sem que precisem de traslados para outros lugares. Isso também passa pelas unidades especializadas, como a URE Demétrio Medrado, e outras que compõem o sistema estadual aqui na capital”, informou o governador.

Paciente Maicon Leal destacou a autonomia para os usuários

Maicon Leal, 28 anos, é paciente da URE há dois anos, após perder os movimentos do lado direito do corpo. Com o trabalho da equipe multidisciplinar da unidade, vem se recuperando gradativamente e tem grandes expectativas para a reconstrução: “Será muito importante para que pessoas como eu, que dependem de cadeira de rodas, possam ter maior autonomia para se locomover pela unidade”, disse o usuário.

Referência – O secretário Rômulo Rodovalho enfatizou a importância da obra para a unidade. “Vai ser vital para melhorar a acessibilidade e modernizar todas as instalações do prédio. Desde 1978, a URE não recebe uma intervenção tão grande quanto essa. É muito importante para que continue sendo a referência que é na reabilitação dos usuários, com ainda mais qualidade”, destacou.

Servidora Ana Gorete Feio disse que as obras elevam nível de atendimento

Ana Gorete Feio, funcionária da URE há 12 anos, também ressaltou a importância da reconstrução para os profissionais. “Nós sempre fizemos o máximo que pudemos, com o que temos disponível. Sem dúvida, as obras elevarão o nosso nível de atendimento. Há anos pleiteamos um projeto desse nível, e estamos muito felizes pois, finalmente, será possível”, declarou a servidora.

Rômulo Rodovalho também destacou que a modernização na URE é apenas o início das intervenções que toda a rede especializada do Estado receberá nos próximos meses. Segundo ele, “já temos projetos avançados de reforma para outras unidades de referência. Estamos caminhando com licitações e aprovações de obras porque a ideia é levar obras a todas as unidades especiais da capital”.

Texto: Edilson Teixeira/Sespa

Fotos: Marcelo Seabra/Secom