Estado faz testagem em massa em show de música de grande frequência pública

Estado faz testagem em massa em show de música de grande frequência pública

19/12/2021 Off Por Roberta Vilanova

O Laboratório Central do Estado mobilizou sua unidade móvel para realizar testagem em massa junto ao público de show em Belém

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), realizou na noite desse sábado (18) testagem em massa durante o show do cantor Gustavo Lima, em um clube de Belém. “Nosso objetivo é que todos possam participar do evento. Quem chega aqui apresenta seu comprovante de vacinação, que hoje é o único meio eficaz que previne a covid, porém caso tenha necessidade é possível fazer o teste rápido no momento da entrada”, explicou o diretor do Laboratório Central do Estado (Lacen), Alberto Junior.

Segundo o decreto Estadual 2.044/2021, que institui a Política de Incentivo à vacinação contra a Covid-19 no Pará, todos os estabelecimentos abertos ao público são obrigados a exigir comprovante de vacinação. A obrigatoriedade é válida para cinemas, teatros, clubes, bares, restaurantes, academias, igrejas, casas de shows, equipamentos turísticos, eventos esportivos, entre outros.

Os portões para o show se abriram às 19h, mas o centro de testagem da Sespa já estava no local desde às 18h para receber as primeiras pessoas. Edivan Oliveira, 32 anos, foi um dos primeiros fãs a chegar ao local e fazer o teste. “Ações como essa são muito importantes porque demonstram o cuidado que o Governo tem com a gente, pois ainda estamos enfrentando uma pandemia”, observou.

TESTES – No total foram realizados 61 testes rápidos de antígeno, dos quais 59 resultados negativos e 2 positivos. As duas pessoas positivadas para a doença eram um casal com apenas 1 dose de vacina tomada até o momento. Eles foram orientados e notificados pela Vigilância Sanitária e retornaram para casa.

“O centro de testagem alocado hoje em um show como esse com grande quantidade e circulação de pessoas vem somar com as ações de vigilância em saúde da Sespa, que são realizadas diariamente. Além disso, ele apoia o cumprimento do decreto estadual, pois pessoas não vacinadas devem apresentar cartão de vacinação ou teste negativo realizado nas últimas 48h para ter acesso a eventos e nossa equipe está à disposição para aqueles que precisarem fazer o teste”, informou o diretor.

Texto: Caroliny Pinho/Sespa
Foto: Divulgação