Estado investe em equipamentos de saúde para o Marajó, sul e sudeste

06/05/2022 Off Por Roberta Vilanova

Os investimentos integram a proposta da gestão estadual de expandir e qualificar o serviço de saúde à população paraense

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), investiu R$ 3,8 milhões, na aquisição de 25 aparelhos de ultrassonografias entregues aos municípios de Xinguara, Viseu, Breves, Conceição do Araguaia, além de municípios do arquipélago do Marajó, como Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari, Portel, Chaves, Ponta de Pedras, Muaná, Soure, Ponta de Pedras, São Sebastião da Boa Vista, Bagre, Curralinho, Anajás, Afuá, Salvaterra, Chaves, Gurupá, Melgaço, Oeiras do Pará, Marabá e Altamira.

O hospital Jean Bitar, na capital paraense, também recebeu um novo aparelho de ultrassonografia digital.  As entregas ocorreram no primeiro trimestre deste ano.

Além disso, o governo também realizou a entrega de cardioversores e desfibriladores, equipamentos considerados essenciais para corrigir problemas nas batidas do coração. Os aparelhos foram adquiridos em uma parceria com a empresa Vale, e repassados aos municípios acima citados.

Para o titular da Sespa, Rômulo Rodovalho, o trabalho que vem sendo realizado é fruto de uma gestão que pensa no bem-estar da população  de forma integral. Para ele, os equipamentos possibilitam a população uma assistência mais rápida, já que os hospitais da região foram adaptados com aparelhos de última geração para atendimento de alta complexidade.

Os aparelhos ajudam a auxiliar significativamente os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na prevenção e no tratamento de enfermidades. “Sabemos que a entrega destes aparelhos é fundamental para o desenvolvimento das atividades realizadas pelas secretarias municipais de saúde. Vimos no repasse destes aparelhos a oportunidade de auxiliar a rede de saúde municipal, medida considerada relevante para o tratamento precoce e a assistência aos pacientes”, destaca o secretário

Cada aparelho custou R$ 155 mil reais. Ainda este ano, novos aparelhos de ultrassonografias serão repassados pelo estado a novos municípios do Pará.

Dentre os hospitais beneficiados estão o Hospital Regional de Salinópolis, Hospital Regional Público da Transamazônica, Hospital Regional de Conceição do Araguaia e os Centros Regionais de Saúde.

Texto: Tatiane Freitas/Sespa