Estado participa dos 15 anos do Programa Saúde na Escola em Marabá

23/11/2022 Off Por Roberta Vilanova

Equipes da Sespa e Seduc oferecem capacitação a profissionais de saúde, educação e assistência

Nesta terça-feira (22) começou em Marabá o I Encontro Municipal do Programa Saúde na Escola, realizado pela Prefeitura Municipal de Marabá, por meio das secretarias Municipais de Saúde e Educação, tendo como convidadas as secretarias Estaduais de Saúde Pública (Sespa) e de Educação (Seduc).

Com o tema “Promovendo Saúde na Escola há 15 anos”, o objetivo do Encontro é comemorar os 15 anos de implantação do Programa Saúde na Escola (PSE) em Marabá e sensibilizar os profissionais de saúde, educação e assistência para a implementação desse Programa nas escolas e nos territórios das equipes de saúde do município.

Na programação, que ocorre na Câmara Municipal, a principal ação da Sespa e da Seduc foi a capacitação de profissionais de saúde e educação, com apoio do 11º Centro Regional de Saúde (CRS) e da Unidade Regional de Educação (URE) da Seduc.

Promoção do bem-estar – Segundo a coordenadora estadual de Saúde do Adolescente, Vera Canto, o PSE tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. “Esse Programa visa, principalmente, aproximar os setores de Saúde e Educação, numa atuação conjunta e articulada para uma mesma finalidade, que é promover o bem-estar de crianças, adolescentes e jovens”, explicou.

No PSE, conforme Vera Canto, o território é o grande espaço de produção da saúde, e a escola é vista de forma integral, como dispositivo social de relação familiar e da comunidade. “Assim, a escola deve ser inseria na rede de Atenção Primária à Saúde (APS), sendo, portanto, necessário integrar as diretrizes da Saúde e Educação para execução do programa no município”, ressaltou a coordenadora.

A programação prévia aconteceu no dia 21 de novembro, com uma reunião com os gestores municipais do PSE pela manhã, e com gestores de Educação da 4ª URE/Seduc à tarde.

Temática – Na terça-feira (22), a programação foi voltada aos profissionais de saúde com os seguintes temas: “15 anos de Programa Saúde na Escola: histórico no Estado do Pará”, “O PSE: conceituação, operacionalização e possibilidades”, “Promoção da Saúde Bucal nas Escolas”, “Prevenção da Violência Doméstica”, “Prevenção das violências e dos acidentes – Projeto Vida no Trânsito”, “Obesidade infantil: prevenção e controle no PSE”, “Pré-Natal do Parceiro Adolescente”, “Busca ativa escolar” e “Saúde ambiental nas Escolas”.

Nesta quarta-feira (23), a programação será voltada aos profissionais de educação, com os mesmos temas do dia anterior.

Atividades educativas – Já no dia 24 (sexta), ocorrerá a Feira Social, na Praça São Francisco, com diversas atividades educativas realizadas pela Sespa e Seduc, incluindo distribuição de Revista Coquetel com temática sobre Promoção de Vida Saudável e Prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, kits de higiene bucal, panfletos sobre Educação no Trânsito e realização de oficina de reaproveitamento de material reciclável.

Já a Secretaria Municipal de Educação desenvolverá atividades com a participação dos estudantes, com estandes com exposição de 14 temas do PSE, concurso de paródias, concurso de peças teatrais e shows de cantores locais.

Os visitantes também poderão aprender noções de primeiros socorros e lavagem correta das mãos, e trocar materiais recicláveis por mudas de plantas, pipoca e salada de frutas. Serão oferecidos ainda testes rápidos de hepatites virais, sífilis e HIV, e distribuídos preservativos masculinos.

Serviço: Feira Social na Praça São Francisco, na Avenida Frei Raimundo Lambezart, 248, Cidade Nova, Marabá.

Texto: Roberta Vilanova/Ascom