Hospital Galileu terá programação especial durante os jogos do Brasil

Hospital Galileu terá programação especial durante os jogos do Brasil

23/11/2022 Off Por Roberta Vilanova

Se estar hospitalizado significa não vibrar com as emoções da Copa do Mundo, no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), na Grande Belém, esta não é uma opção. É que a unidade vai bater um bolão garantindo aos pacientes, acompanhantes e colaboradores, uma programação especial nos dias dos jogos do Brasil, no mundial de 2022, no Catar. As partidas serão transmitidas em um telão no auditório da unidade e nas enfermarias, simultaneamente, com direito a pipoca, suco e uma paramentação toda em verde e amarelo.

A primeira ação será na próxima quinta-feira (24), com a estreia do Brasil no mundial contra a seleção da Sérvia. O jogo terá início às 16h, mas as atividades começam antes, com o aquecimento da equipe de fisioterapia da unidade, que levará diversos exercícios aos usuários e colaboradores para estimular a prática de atividades físicas, do esporte e, ainda, não deixar ninguém parado.

Projeto- Intitulada como Cine Galileu – Hexa Brasil, a iniciativa é uma extensão do projeto que já existe na unidade, que, periodicamente, leva sessões de filmes com direito a pipoca às enfermarias da instituição. O objetivo é proporcionar às pessoas que não podem sair do ambiente hospitalar, um momento de socialização e descontração durante o período da Copa do Mundo.

“Os jogos do Brasil são esperados por todos os brasileiros, independentemente do credo, da religião, da raça e das condições físicas. Toda uma nação se une para torcer e vibrar pela nossa seleção. E quem está hospitalizado não pode ficar de fora dessa festa. Por isso, vamos proporcionar, aos usuários e aos colaboradores, um momento especial, provando que mesmo dentro de um hospital é possível torcer, vibrar e comemorar”, explicou Flávio Marconsini, diretor Executivo do HPEG.

Para participar da programação, os pacientes deverão ter condições de locomoção e estar com o quadro de saúde estável. Mas, ainda quem não puder sair dos leitos clínicos, todas as enfermarias terão televisores com a transmissão dos jogos. “Nosso objetivo é atender a todos de alguma forma e, assim, ninguém ficar de fora da programação”, ressaltou o gestor da unidade.

Humanização – O Projeto é uma realização de diversos setores da unidade, e tem como o foco, prestar uma assistência humanizada aos usuários. “O Cine Galileu já é um projeto consolidado. Constantemente, fazemos diversas sessões com temas alusivos às datas comemorativas. Essa é uma forma inteligente de trazer ao contexto hospitalar ações que minimizem esse período de internação”, observou Anny Segóvia, coordenadora da Humanização do Galileu.

Serviço: O Hospital Galileu é gerenciado pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia – ISSAA, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Pará (Sespa). A unidade, localizada na avenida Mário Covas, na Grande Belém, é retaguarda para pacientes com traumas e tem como balizador de suas ações, a humanização de seus pacientes, acompanhantes e colaboradores.

Texto: Roberta Paraense/HPEG

Foto: Bruno cecim/Ag. Pará