Estado promove a 1ª Copa TEA para crianças e adolescentes com autismo

Estado promove a 1ª Copa TEA para crianças e adolescentes com autismo

10/11/2022 Off Por ASCOM

Começam nesta sexta-feira (11), e prosseguem até o dia 15 (terça-feira), as inscrições para a 1ª Copa TEA, evento organizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa). Pode participar quem possui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), na faixa etária de 8 a 12 anos.

Com o slogan “Agora é tudo e todos pela inclusão”, o campeonato de futebol contará com algumas adaptações nas regras tradicionais da modalidade, como a diminuição do tempo do jogo e o aumento de pequenos intervalos. Uma equipe multiprofissional estará presente no evento orientando a torcida e mostrando estratégias para evitar o desconforto sensorial dos jogadores.

A primeira edição do projeto atenderá pessoas que residem em Belém e nos demais municípios da Região Metropolitana. A iniciativa poderá ser estendida para outras regiões do Pará na próxima edição. O objetivo é fortalecer o exercício dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, e garantir o acesso ao esporte e lazer, à valorização dos talentos, habilidades e potencialidades das pessoas com autismo.

Integração – “Esses projetos são fundamentais para que pessoas com autismo estejam inseridas em todos os contextos de integração dos eixos de saúde, esporte e lazer. Além disso, o esporte é uma ferramenta de inclusão social por ter caráter interdisciplinar, trabalhando diversas áreas, entre elas a saúde mental, física e até a interação social”, destacou Nayara Barbalho, coordenadora da Cepa.

A 1ª Copa Tea será realizada no dia 19 de novembro (sábado), na Arena Pegado (Travessa Timbó, nº 1401, bairro da Pedreira), das 09 às 12 h. Para ter acesso à Arena o atleta deverá apresentar um documento de identificação. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e Federal Paraense de Futebol (FPF).

Para participar, os interessados devem preencher o formulário disponível no site: www.saude.pa.gov.br/autismo

Texto: Tatiane Freitas – Ascom Sespa