Estado realiza ampla ação de saúde em comunidades quilombolas do Marajó

Estado realiza ampla ação de saúde em comunidades quilombolas do Marajó

13/04/2024 Off Por Roberta Vilanova

Profissionais da Sespa realizaram cerca de 500 procedimentos nas comunidades

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais (CESIPT), realizou nos dias 10 e 11 de abril (quarta e quinta-feira) uma ampla ação nas comunidades quilombolas de Salvaterra, município do Arquipélago do Marajó.

Tatiany Peralta, coordenadora do CESIPT, destacou a importância de ouvir atentamente as necessidades dos moradores dessas comunidades. “Foram dois dias de intensa atividade, e também de muita escuta. Isso é fundamental para que se sintam parte de todo esse processo. Que eles possam relatar suas dores, e que nos mostrem o que realmente precisa ser feito em cada lugar”, disse a coordenadora.

Lorena Alves, técnica do CESIP, ressaltou a importância da colaboração entre as instituições do Estado para enfrentar os desafios da comunidade de Providência “É importante destacar o envolvimento das instituições do Estado no sentido de procurar soluções para o problema que a comunidade de Providência está enfrentando com relação à contaminação por agrotóxicos”, informou.

A técnica também destacou o alcance da iniciativa. “A ação de saúde veio como uma das bases da mega ação. Isso tudo partiu da mobilização e da atuação efetiva do grupo de trabalho de saúde da população quilombola, que com o envolvimento de todas essas instituições busca a garantia dos direitos em saúde, mas também consegue formar essa rede para demais problemas que aconteçam com as populações quilombolas do Estado”, acrescentou Lorena Alves.

Quilombolas tiveram acesso a consultas, testagem rápida e exames laboratoriais etc.

Consultas e exames – Foram executados cerca de 500 procedimentos, como consultas médicas, testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatites, marcação de consultas e exames especializados, distribuição de kits de higiene bucal para crianças. Além disso, houve a realização de exames laboratoriais, com entrega imediata de resultados e coleta de PCCU (para avaliação do colo uterino), sendo estes últimos realizados pela equipe da UFPA (Laboratório de Genética Humana e Médica).

A realização desta ação foi possível com à colaboração de diversas instituições, como a Defensoria Pública do Pará, Malungu, Cedenpa e Secretaria Estadual de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), entre outras.

Além da intervenção em Providência, os serviços de saúde foram estendidos até a comunidade quilombola de Buca da Mata, na Rodovia PA-154, também em Salvaterra, fortalecendo o compromisso da Sespa em garantir que todas as comunidades quilombolas do Estado tenham acesso aos serviços de saúde.

Texto: Bianca Botelho/Sespa

Fotos: Divulgação