Natea dos Caetés promove programação alusiva ao mês de conscientização sobre autismo

12/04/2024 Off Por Roberta Vilanova

Natea integra o Complexo Hospitalar do Caetés

O Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) dos Caetés, localizado em Capanema, município do nordeste do Pará, realizou nos dias 10 e 11 de abril (quarta e quinta-feira) uma programação especial em comemoração ao mês dedicado à conscientização mundial sobre autismo. Com oficinas voltadas aos usuários, o Natea proporcionou conhecimento e apoio, buscando maior compreensão e inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Programação incluiu intervenções terapêuticas por meio de diversas oficinas para os usuários

A ação incluiu intervenções terapêuticas com oficinas de artesanato, pintura, quadro sensorial e circuito motor, em um ambiente de animação, integração e cuidado, evidenciando o compromisso da instituição com o bem-estar de cada usuário. A programação teve à frente a equipe multidisciplinar, composta por fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais de Educação Física e cuidadores.

Renan Barbosa, supervisor Assistencial do Natea Caetés, destacou a importância da celebração da data, ressaltando que, durante as intervenções terapêuticas, foram realizadas atividades alusivas ao mês de conscientização mundial sobre autismo, oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2 de Abril.

Assis Ferreira Silva com seu filho Henrique Samuel

Socialização – “As demandas lúdicas elaboradas pelos profissionais foram pautadas no respeito, compreensão e inclusão, para desenvolver habilidades sociais e estimular a criatividade e socialização dos participantes. Para tanto, foram desenvolvidas atividades visando às habilidades sociais, fazendo destas sessões terapêuticas um espaço para o estímulo a criatividade e socialização”, disse Assis Ferreira Silva, pai de Henrique Samuel Cardoso Silva, residente na zona rural do município de Peixe-Boi, também no nordeste paraense, a cerca de 20 quilômetros de Capanema.

Ele ressaltou a importância do mês de conscientização mundial sobre autismo e os benefícios das terapias oferecidas pelo Natea. Segundo Assis Ferreira Silva, “é uma iniciativa de suma importância para disseminar conhecimento sobre a causa, além de reconhecer os direitos das pessoas com autismo”.

Usuário experimenta o quadro sensorial

Inserido no Complexo Hospitalar do Caetés (CHC), composto ainda pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC) e a Policlínica, o Natea está disponível para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista encaminhadas pela Atenção Básica dos 16 municípios da Região de Integração Rio Caeté, e que têm a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), emitida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Os usuários podem ter acesso aos serviços do Natea dos Caetés por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SRE).

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública. A unidade atende usuários totalmente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e funciona na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.

Texto: Filipe Brito/Complexo Hospitalar dos Caetés