Estagiários de Fisioterapia criam cadeira de PVC para auxiliar pacientes internados

04/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Alunos de Fisioterapia com o equipamento desenvolvido para facilitar o tratamento de usuários do HRPA

Para melhorar o atendimento aos pacientes internados e proporcionar um serviço mais humanizado e seguro, alunos do 9º semestre de Fisioterapia da Faculdade Integrada Carajás (FIC), em parceria com o Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), desenvolveram uma cadeira feita com tubos de PVC, que ajuda usuários acamados a sentar à beira do leito para realização de exercícios motores e respiratórios.

Segundo o coordenador do Curso de Fisioterapia da FIC, Cláudio Castro, a ideia surgiu a partir do desejo dos próprios alunos de facilitar o tratamento para pacientes com mais restrições de movimentação. “Colocar o paciente sentado durante a terapia proporciona melhorias no controle do tronco, na otimização da capacidade funcional, estimula o nível de consciência e contribui para o desmame da ventilação mecânica, dentre outros benefícios. É uma prática segura e comprovada cientificamente como eficaz”, explicou.

Com a cadeira, os pacientes podem se sentar à beira do leito durante as terapias

A cadeira é leve, podendo ser transportada de um leito a outro sempre que houver necessidade. O material utilizado também possibilita a higienização frequente, sem prejuízo para a estrutura. O fisioterapeuta responsável também pode colocar almofadas, que garantem mais conforto ao paciente.

O Hospital Regional Público do Araguaia, localizado no município de Redenção, na região Sul, integra a rede estadual de hospitais mantida pelo Governo do Pará, com administração da Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (Aselc).

Texto e fotos: Ascom/HRPA