Gestão do HGI investe na melhoria contínua da segurança dos usuários da região do Capim

Gestão do HGI investe na melhoria contínua da segurança dos usuários da região do Capim

11/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Importante pilar na assistência à saúde, a segurança do paciente é uma das prioridades da gestão do Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI), no nordeste paraense, que investe em capacitação contínua de seus colaboradores, impactando diretamente na melhoria contínua do atendimento aos usuários.

A mais recente capacitação realizada, durante 10 dias, para 160 profissionais da equipe multiprofissional, trouxe como tema a atualização do “Plano de Segurança do Paciente- PSP”, coordenado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da unidade hospitalar.

De acordo com a gerente assistencial, a enfermeira Mônica Louza, a ação de educação em saúde teve o intuito de orientar e apresentar ferramentas à equipe, visando a redução de ocorrência de eventos adversos resultantes da exposição do usuário aos cuidados em saúde. O treinamento teve também a finalidade de manter a melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde, na disseminação sistemática da cultura de segurança, na articulação e integração dos processos e na garantia das boas práticas de funcionamento do hospital.

A lavradora Maria José Moreira da Silva, 45 anos, natural de Aurora do Pará, distante cerca de 50 km de Ipixuna do Pará, foi encaminhada para atendimento no HGI, via Regulação Estadual, conta que aprovou o atendimento recebido e recomenda a assistência para quem necessitar.

Naiane da Silva acompanha sua mãe Maria José Moreira da Silva, de Aurora do Pará

“Estou internada desde o dia 30 de março. O atendimento aqui é excelente e diferente de tudo que já vi em outros hospitais. Me sinto acolhida e cuidada. Tenho muita segurança na equipe. Todos estão de parabéns”, destacou a usuária, que foi encaminhada para realização de cirurgia para retirada de mioma e teve alta clínica semana passada.

Segundo Mônica Louza, que preside o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), o PSP é constituído por ações de orientação nas áreas assistencial e administrativa com foco primordial em prevenir a ocorrência de incidentes e eventos adversos relacionados à assistência a pacientes e aos profissionais da instituição.

“O plano cumpre o que orienta a RDC 36/2013, que regulamenta o Programa Nacional de Segurança do Paciente, instituindo ações à Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, possui foco em promoção de ações voltadas à segurança do paciente em âmbito hospitalar. As ações incluem promoção, execução e monitorização de medidas intra-hospitalares com foco na segurança do paciente”, explicou Louza.

Acompanhante e filha de Maria José Moreira da Silva,  a jovem Naiane Moreira da Silva, 20 anos, compartilha da mesma opinião sobre a qualidade, humanização e segurança do atendimento oferecido no HGI. “O atendimento é muito bom. É diferente de tudo que já vi. Todos são educados, estrutura excelente, equipe atenciosa. A responsabilidade é total com os pacientes. Obrigada a todos.”

Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI)

Em 2021, a equipe multiprofissional do HGI realizou aproximadamente 90 mil atendimentos mais relevantes, entre internações, consultas ambulatoriais, Urgência/Emergência, cirurgias, exames, Serviço Social e Serviço de atendimento ao Usuário (SAU). De janeiro a fevereiro deste ano, a equipe multiprofissional do HGI garantiu 13.071 atendimentos mais relevantes.

Estrutura – O HGI que oferece assistência de baixa e média complexidade é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Serviço: A unidade hospitalar fica localizada na Rua Principal, s/nº, bairro Centro, em Ipixuna do Pará. Mais informações pelo telefone (91) 3811-2631.

Texto: Vera Rojas/HGIP
Fotos: Divulgação