Equipe de enfermagem do Hospital de Castelo dos Sonhos recebe capacitação de tratamento de feridas e curativos

Equipe de enfermagem do Hospital de Castelo dos Sonhos recebe capacitação de tratamento de feridas e curativos

11/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

A equipe de enfermagem do Hospital Geral Público de Castelo de Sonhos, João Trevian Sobrinho, localizado em Altamira, no sudoeste do Pará, participou, no fim de março, de uma capacitação sobre “Tratamento de Feridas, Curativos e Cuidado com a Pele”, buscando compreender que práticas contribuem para uma boa cicatrização da pele em pacientes internados na instituição.

Segundo a coordenação do Núcleo de Educação Permanente (NEP), o objetivo da qualificação, conduzida pelo enfermeiro Romário Betarelo e a enfermeira Bruna Guedes, foi orientar os colaboradores quanto à forma de avaliar os diferentes tipos de tecidos e lesões, possibilitando assim a melhor forma de tratamento, sendo também um momento para a orientação sobre o protocolo de lesão por pressão implantado na unidade recentemente.

Entre os benefícios da prevenção e tratamento das feridas está a redução da média de permanência do usuário no hospital e no seu conforto durante a internação. Outros benefícios significativos dizem respeito à diminuição de custos e à qualidade na assistência.

Estrutura – O Hospital de Castelo dos Sonhos, administrado pelo Instituto Social Mais Saúde desde janeiro de 2021, entrou em operação em julho de 2020 e pertence ao Governo do Estado. A unidade dispõe de 21 leitos clínicos para internação em pediatria, ortopedia, obstetrícia, clínica cirúrgica e clínica médica, e outros quatro leitos em sala de estabilização. São atendidos por mês, em média, 4,5 mil habitantes, incluindo moradores do distrito de Cachoeira da Serra e das aldeias indígenas do entorno.

Texto: Moisés Sodré/HGPCS
Fotos; Divulgação