Governador do Pará trata com ministro da Saúde sobre defasagem no número de vacinas contra Covid-19

Governador do Pará trata com ministro da Saúde sobre defasagem no número de vacinas contra Covid-19

9 de setembro de 2021 Off Por Roberta Vilanova

O Governo do Pará quer que o Estado receba o número proporcional de vacinas para avançar na imunização da população

O governador Helder Barbalho se reuniu nessa quinta-feira (09) com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para tratar sobre a defasagem no número de doses de vacina contra Covid-19 enviado ao Estado, que até o momento recebeu 9.521.800 de doses. Também participaram da reunião o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, e Denilson Feitosa, diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Durante o encontro, foi apresentado ao ministro Marcelo Queiroga um levantamento realizado pela Sespa, demonstrando que o Pará continua distante da média nacional no recebimento de doses, que é de 1,22, considerando o quantitativo populacional dos estados. O Pará apresenta média de 1,07, o que representa uma defasagem de 1.337.204 doses. Considerando a média brasileira, o Estado já deveria ter recebido 10.638.204 vacinas, mais de 1,3 milhão do que já recebeu até o momento.

O Pará já recebeu mais de 9 milhões de doses de vacinas

O governador pediu ao ministro providências, para que seja solucionado o déficit. Marcelo Queiroga se comprometeu a levar a demanda à área técnica do Ministério da Saúde, a fim de repor o quantitativo nas próximas remessas.

Esta foi a terceira vez que o governador do Pará cobrou do Ministério da Saúde o número exato de doses. No último dia 13 de julho, em reunião do Fórum Nacional dos Governadores, Helder Barbalho apresentou a demanda diretamente ao ministro Marcelo Queiroga, que também participava da videoconferência. A primeira solicitação foi encaminhada ainda na gestão do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Texto: Laís Menezes/Sespa

Fotos: Marcelo Seabra e Jader Paes/Ag. Pará