
Governador visita o maior polo de tratamento oncológico gratuito da América Latina
29/04/2025
O governador Helder Barbalho conheceu experiências que podem ser adotadas também no Pará
O governador do Estado, Helder Barbalho, visitou nesta terça-feira (29) o Hospital de Amor, o maior polo de tratamento oncológico gratuito da América Latina, localizado em Barretos (SP). Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual verificou oportunidades de aplicação da experiência, já presente em outros estados do país, também no Pará.
O governador visitou o IRCAD América Latina, o maior centro de treinamento em cirurgia minimamente invasiva do continente, e o Hospital de Amor Infantojuvenil, centro de referência no tratamento oncológico na América Latina. O governador comentou sobre o objetivo da visita e sobre o que a sociedade paraense pode esperar. “Primeiro, este é um grande exemplo da saúde pública em todo o Brasil, fruto de recursos do SUS (Sistema Único de Saúde), de recursos de doações privadas, e aqui temos o que há de mais moderno e o que há de mais acolhedor para cuidar das pessoas e a nossa intenção, ao vir aqui é, primeiro, conhecer e segundo poder convidar, para que a experiência aplicada aqui possa também estar a serviço do Pará, para que nós possamos, apresentando a nossa rede de saúde, visualizar no território paraense a oportunidade de viver essa experiência e, acima de tudo, ofertar qualidade no serviço público de saúde aos paraenses”, informou Helder Barbalho.

Visita às instalações do Hospital do Amor, em Barretos, estado de São Paulo
Henrique Prata, presidente do Hospital de Amor, disse que a visita foi muito proveitosa e afirmou estar contente e com expectativas de uma parceria para a presença do hospital no Pará.
“Eu quero mostrar a alegria que eu tô e a alegria pelo povo do Pará e o povo do sul do Pará que é muito solidário com o Hospital de Amor, que entende a ajuda. A vinda do governador aqui é uma esperança da gente construir um projeto juntos, podendo tratar o povo do Pará, dentro do Pará, e acho daqui ele saiu com essa impressão, de que essa parceria pode existir e que nós possamos juntos construir um projeto que vai dar chances de oferecer prevenção, diagnóstico precoce de qualidade, igual qualquer serviço privado de qualquer parte do mundo. Eu acho que o ganho foi muito grande hoje para todos nós e, principalmente, para o povo do Pará”, afirmou Prata.

Hospital do Amor, em Barretos-SP
Hospital de Amor – Fundado em 1962 como Hospital São Judas Tadeu, teve sua transformação iniciada em 1967 com a criação da Fundação Pio XII, que passou a administrar o hospital, redirecionando seu foco exclusivamente para o tratamento de câncer. Sua missão, de acordo com a administração, é “oferecer atendimento médico humanizado e de excelência para pacientes oncológicos do Sistema Único de Saúde”.
Atualmente, possui mais de 200 mil metros quadrados de infraestrutura avançada dedicada ao tratamento oncológico. O complexo inclui unidades especializadas em radioterapia, quimioterapia, transplante de medula óssea pediátrico, além de alojamentos e casas de apoio para pacientes e suas famílias. O hospital conta com mais de 5.300 colaboradores e está presente em 19 Estados do país, com unidades de prevenção, e em 5 Estados com unidades de tratamento.

O secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz, compôs a comitiva que visitou o hospital
O Hospital de Amor também conta com um programa de prevenção do câncer, por meio do qual são realizados procedimentos como exames de mamografia, papanicolau e outros. De acordo com o ranking Scimago Institutions Rankings, a instituição é líder em pesquisa na área da saúde na América Latina, com um dos maiores bancos de tumores da região e centros de pesquisa em oncologia molecular.
Em 2024, o hospital realizou mais de 2 milhões atendimentos, entre consultas, procedimentos e exames, mais de 250 mil quimioterapias, totalmente gratuitas, para pacientes do SUS, e atendeu 2.540 municípios, ou seja, 45,6% das cidades do país, de forma 100% gratuita.
A visita contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, a do presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) Francisco Melo “Chicão”, dos deputados estaduais Torrinho Torres e Thiago Araújo, do deputado federal Henderson Pinto e dos prefeitos de Dom Eliseu, Silon Gama, e de Paragominas, Sidney Rosa. O secretário adjunto de Saúde Pública do Pará, Sipriano Ferraz, também acompanhou a visita.
Texto: Igor Nascimento/Semas
Fotos: Marco Santos/Ag. Pará