Governo do Estado investe na ampliação da rede municipal de saúde em cidades do Pará

07/02/2024 Off Por Roberta Vilanova

Hospital Municipal “Dr. Inácio Gabriel”, em Breu Branco

Com o objetivo de fortalecer a descentralização dos serviços de saúde para os municípios paraenses, o governo do Estado investe na ampliação da rede pública, por meio de convênios com as prefeituras, para construção ou reconstrução de unidades municipais, sejam elas hospitais municipais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Entre as principais unidade de saúde municipais construídas ou reconstruídas com recursos estaduais, entregues, entre 2019 e 2024, se destacam a ampliação da Unidade de Pronto Atendimento de Saúde de Xinguara, do Hospital Municipal Luís Carlos de Souza, em Ourém e do Hospital Municipal “Dr. Inácio Gabriel”, em Breu Branco; a reconstrução do Hospital Municipal de Sapucaia, do Hospital Municipal Irá Pastana, em Goianésia do Pará, além da reconstrução e ampliação da ala do Hospital Antônia Pinheiro Cavalcante, em Pau D’Arco.

“No hospital municipal é onde o paciente recebe o primeiro atendimento. Por isso, é fundamental garantir que esses espaços sejam acolhedores, humanizados e seguros. Os investimentos por parte do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde chegam para garantir a construção, ampliação, reformas e revitalização dos hospitais municipais, que também contribuem para a descentralização dos atendimentos nos hospitais regionais”, ressalta Ivete Vaz, titular da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa).

Três unidades básicas de saúde foram entregues somente no município de Muaná, no Marajó

Marajó –  Três UBSs já foram entregues no município de Muaná, no Marajó, o que representa um investimento de cerca de R$ 1,4 milhão de reais, sendo R$ 1 milhão do governo do Estado, via emenda parlamentar, e R$ 400 mil de contrapartida da prefeitura. Uma UBS fica localizada na Vila de Ponta Negra e as outras duas na própria sede do município: UBS da Vila Nova e UBS Almarino Almeida.

“Anteriormente, as duas unidades de saúde da cidade funcionavam em prédios alugados. Já a unidade da Vila de Ponta Negra funcionava em apenas duas salas, de maneira improvisada. Com certeza a construção dessas unidades deu uma estrutura muito melhor para o atendimento, com um espaço construído para isso”, comemora Éder Azevedo Magalhães, prefeito de Muaná.

A professora Rosevane Cardoso, moradora da Vila de Ponta Negra, em Muaná, pontua a excelência do atendimento oferecido aos pacientes, quando precisou utilizar o serviço, em 2023.

“É um prédio bom, que abriga bem seus pacientes. Ficou uma estrutura muito melhor para o atendimento da população, que não precisa se deslocar até a sede do município para realizar suas consultas. Antes, era um improviso, as pessoas tinham bastante dificuldade para os atendimentos por questão de espaço. Graças a Deus fui muito bem atendida”, diz.

Unidade de Pronto Atendimento de Saúde de Xinguara

Baixo Tocantins – O governo do Pará investe cerca de R$ 18 milhões, para a construção do Hospital Geral do Moju, na região do Baixo Tocantins, que apresenta mais de 50% das obras já concluídas. Serão 50 novos leitos, sendo 38 de clínica médica, oito cirúrgicos, dois de isolamento e dois destinados ao atendimento em saúde mental.

“Esse é um compromisso da atual gestão, buscando a valorização da área saúde. Então, agradeço ao governador por esse olhar para o município de Moju, em que vem investindo em várias frentes, como infraestrutura, sistema de água, e agora, esse tão sonhado hospital, aguardado por tantas décadas”, lembra Nilma Lima, prefeita de Moju.

Moradora de Moju há 28 anos, Beatriz Miranda, informa que a população local está com altas expectativas para a entrega do novo equipamento público. “Fico muito feliz em saber que em breve a gente vai poder contar com o Hospital Geral. Só tenho a agradecer pela prefeitura estar sempre em parceria com o Governo do Estado e a saúde seguir avançando no nosso município”, afirma.

Obras em curso – Seguem em andamento as obras de construção e reconstrução de hospitais municipais estão avançando nas cidades de Almeirim, Eldorado dos Carajás, Porto de Moz, Baião, Mocajuba, Gurupá, Uruará, São Domingos do Capim, Soure, Tucumã, Curralinho, Oriximiná, Altamira, Novo Progresso, entre outros. Unidades de Medicilândia, Nova Ipixuna do Pará, Itupiranga, Monte Alegre, Trairão, Rurópolis, São Caetano de Odivelas, Óbidos e de outros municípios paraenses estão recebendo obras de ampliação estrutural.

Texto: Giovanna Abreu/Secom

Fotos: Alex Ribero, Rodrigo Pinheiro e Ricardo Amanajás/Ag. Pará