Governo do Estado investe para melhorar a saúde da região nordeste do Estado

10/07/2021 Off Por Roberta Vilanova

O governador Helder Barbalho visita as obras do Hospital Regional de Salinópolis

O governador Helder Barbalho esteve, neste sábado (10), visitando as obras do Hospital Regional Dr Olympio Cardoso da Silveira, em Salinópolis (HRS), nordeste do Estado. Durante a visita, o chefe do poder Executivo entregou uma ambulância para o hospital.

“O Hospital Regional de Salinópolis foi entregue em 1992, portanto já se vão muitos anos. A região cresceu, a cidade de Salinas cada vez mais se estabelece como um dos principais pólos turísticos do nosso Estado, com uma migração populacional nos períodos de veraneio que demanda ampliação de leitos e serviços para estrutura hospitalar. O Governo do Estado está fazendo a recuperação do hospital e esperamos ampliar em breve a oferta de serviços. A entrega desta ambulância avançada, que permite com que nós possamos estabilizar pacientes e garantir que possam chegar ao hospital para o tratamento, garante a assistência necessária. Seguimos olhando por todas as regiões, garantindo que elas possam ter as melhores condições de atendimento”, destacou Helder Barbalho.

A unidade passa por reconstrução nas alas de internação, bloco cirúrgico, readequação da área de urgência emergência, lavanderia, refeitório e banheiros. Com pouco mais de um mês de obras, a reforma já segue com 20% de execução concluída.

Com essa obra, o Governo do Estado irá ampliar leitos em todas as alas

“O hospital regional de Salinópolis é uma importante unidade saúde que nós temos na nossa rede, principalmente pelo pólo que Salinas representa para o turismo no Pará. Estamos fazendo também a recuperação e ampliação do hospital para ofertar saúde para todos os 16 municípios da região dos Caetés mas também para o turista que vem até o município, caso haja necessidade ele terá um bom atendimento. Estamos deixando essa unidade totalmente recuperada para continuar o crescimento junto com Salinas”, disse o Secretário de Estado de Saúde Pública, Romulo Rodovalho.

Atualmente, o local possui sete leitos de observação, sete leitos clínicos pediátricos e 14 leitos clínicos cirúrgico adulto. Com essa obra, o Governo do Estado irá ampliar leitos em todas as alas.

Atualmente, a unidade possui sete leitos clínicos pediátricos e 14 leitos clínicos/cirúrgicos adultos

“Diferente da maioria dos hospitais que são regulados, o hospital regional é portas abertas, funcionando 24 horas e atende toda região do salgado. Temos a parte de atendimento clínico, que é o nosso Pronto Socorro que atende a urgência e emergência, além das partes de cirurgia geral, pediatria e maternidade, com obstetrícia 24 horas. O Governo do Estado está fazendo uma obra que foi muito esperada, tanto pelos profissionais, quanto pela população da região, há muito tempo o hospital necessitava dessa ampliação. Teremos uma nova recepção o que possibilitará a ampliação do Pronto Socorro, ampliação de leitos de observação, cirúrgicos e da maternidade”, explicou Luana Noronha, diretora do Hospital Regional.

A deputada estadual, Paula Gomes, acompanhou a visita e destacou que esse investimento vai ampliar o atendimento de saúde em Salinas. “Essa obra é muito significativa para o povo de Salinas que já a aguardava por muito tempo. Através dessa reforma vamos conseguir ampliar leitos e ofertas de serviços no hospital, e é muito significativo para o município. Com certeza ter esse hospital agrega e desafoga o sistema de saúde”, pontuou a deputada.

O Hospital Regional recebeu uma nova ambulância

Sobre a Ambulância – O veículo foi totalmente equipado para ser suporte de atendimento avançado. Ele  dispõe de UTI, com monitor, respirador, suporte de oxigênio e vai beneficiar 16 municípios da região dos Caetés, principalmente a população das cidades de Santarém Novo, Pirabas, Nova Timboteua e Quatipuru.

“O hospital precisava de uma ambulância para o primeiro atendimento e ir buscar o paciente para trazer até a unidade e fazer todo o seu tratamento de saúde. Estamos entregando essa ambulância para que o hospital e toda a população de Salinas tenha esse suporte, assim como os municípios da região dos Caetés”, finalizou Rodovalho.

Texto: Bianca Buenaño/Cosanp
Fotos: Marco Santos/Ag. Pará