Governo do Pará entrega mais 20 leitos no Hospital Regional Público dos Caetés

09/02/2022 Off Por Roberta Vilanova

A expansão somada com os 51 leitos já existentes, totaliza 71 leitos em funcionamento na unidade com sede no município de Capanema

O Governo do Estado entregou 20 novos leitos no Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, no nordeste paraense. Somados aos 51 já existentes na unidade, a unidade hospitalar agora totaliza 71 leitos, em funcionamento. A iniciativa de ampliação do número de leitos da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa) tem o intuito de prestar assistência de média e alta complexidade aos usuários da Clínica Médica adulta e à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, o HRPC é uma unidade fundamental à rede de regionalização da saúde do Pará. “A região dos Caetés é a segunda mais populosa do Estado, o que evidencia a importância da ampliação de mais 20 leitos para impulsionar o atendimento aos usuários e, assim, seguir a meta do Governo com a oferta de assistência de qualidade, segura e humanizada”.

O diretor Executivo do Regional dos Caetés, Rodrigo Fröhlich, parabenizou a iniciativa da Sespa. “A expectativa é contribuir para aperfeiçoar e expandir cada vez mais o atendimento do HRPC à população da região. Estamos preparados para o novo desafio”.

Para prestar esta nova assistência aos pacientes, a gestão da unidade hospitalar disponibilizou uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem e fisioterapeutas, fonoaudiólogos e equipes de apoio.

Lucas Silva foi um dos pacientes beneficiados pela ampliação de leitos

O usuário Lucas Silva, 27 anos, de Capitão Poço, foi um dos beneficiados pela ampliação de leitos na Clínica Médica. Ele foi em encaminhado, via Regulação Estadual, para tratamento de uma infecção urinária. “Aqui, o atendimento está sendo nota 10. Todos os funcionários são muito bacanas e super gente boa. Obrigado”.

Para o diretor técnico do HRPC, Rafael Freitas, essa foi uma iniciativa imediata do Estado que vai beneficiar, diretamente, os usuários da região dos Caetés. “Montamos estrutura adequada para receber os pacientes de Clínica Médica e UTI com todos os requisitos técnicos necessários. Isso evidencia o respeito do governo com a nossa população, além da sensibilidade da gestão da Sespa”.

De acordo com a enfermeira, Jéssica Gonçalves, uma das profissionais responsáveis pela ala nova, a equipe do HRPC está preparada para receber os pacientes que serão encaminhados via Central de Regulação Estadual.

Nesta quarta-feira (9), a Sespa lançou, ainda, o edital de chamamento público para contratação da organização social que irá administrar a unidade, o que também possibilitará a expansão dos serviços e leitos da unidade, o início das atividades na policlínica e do Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), na região.

SERVIÇO: O HRPC é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A unidade hospitalar atende usuários 100% Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade fica na avenida Barão de Capanema, nº 3191, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462.3051.

Texto: Marcelo Zeno/HRPC

Fotos: Marco Santos/Ag. Pará e Divulgação