População de Igarapé-Açu recebe nesta quarta-feira (09).a Policlínica Itinerante

08/02/2022 Off Por Roberta Vilanova

A equipe da Poli Itinerante irá ao 12º município desde a retomada da ação neste ano

Os serviços médicos da Policlínica Itinerante chegarão nesta quarta-feira (09) ao 12° município da região Nordeste, desde a retomada do projeto neste ano. A equipe profissional leva a Igarapé-Açu atendimento a quem apresenta sintomas leves e moderados de Covid-19 ou de síndromes gripais. O município fica a 125 quilômetros de Belém.

O atendimento será ofertado na Escola Municipal Odete Barbosa Marvão, localizada na Avenida Marechal Deodoro, n° 3888, no centro da cidade. A população receberá atendimento das 08 às 16 h. Além das orientações com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, os usuários poderão fazer testagem para Covid-19.

A Poli Itinerante integra outras ações do Governo do Pará, executadas por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), no enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus. “Já estamos chegando ao 12° município paraense que recebeu os atendimentos da Poli Itinerante, nas ocorrências de casos leves e moderados de Covid-19. No entanto, o trabalho do governo do Estado deve contar com o apoio de toda a população. A pandemia ainda não acabou, e todos devem se cuidar. Devemos manter os protocolos de segurança, a higienização das mãos, o uso correto da máscara e o distanciamento social. E, ainda, completar o esquema vacinal, para resguardar a sua vida e a do próximo”, reiterou Rômulo Rodovalho, secretário de Estado de Saúde Pública.

Para ter acesso aos serviços da Policlínica Itinerante, a pessoa não precisa de encaminhamento: basta levar um documento de identificação oficial e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). A população contará com triagem, feita pela equipe de enfermagem; verificação de sinais vitais, pressão arterial, temperatura e nível de oxigenação; consultas médicas e realização de RT-PCR e dispensação de medicamentos, conforme prescrição médica.

Apenas sintomas leves – A diretora da Policlínica Metropolitana, Liliam Gomes, responsável pelo gerenciamento de uma das frentes da ação, ressaltou aos pacientes com sinais e sintomas mais severos, como falta de ar, febre alta, intensas dores no corpo e dor no peito, que procurem imediatamente atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e prontos-socorros.

“Os serviços da Poli Itinerante são voltados apenas à população com sintomas leves. A estratégia vem como forma de auxiliar a rede pública de saúde, e garantir que os usuários tenham um serviço de qualidade. Contamos com uma equipe de profissionais com expertise nos atendimentos. No local, além da testagem, o paciente sai orientado a como seguir com o tratamento domiciliar, caso seja diagnosticado positivo ao coronavírus”, observou a gestora.

Nesta semana, a Poli Itinerante ainda atenderá moradores de São Miguel do Guamá, também no nordeste paraense, nos dias 10 e 11 (quinta e sexta-feira).

Serviço: A equipe da Poli Itinerante vai atender na Escola Municipal Odete Barbosa Marvão, na Avenida Marechal Deodoro, n° 3888, no centro de Igarapé-Açu, das 08 às 16 h.

Texto: Roberta Paraense/Policlínica