Governo do Pará orienta sobre prevenção à gravidez na adolescência e apoia gestantes

Governo do Pará orienta sobre prevenção à gravidez na adolescência e apoia gestantes

03/02/2023 Off Por Roberta Vilanova

A primeira semana do mês de fevereiro é considerada como período nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência

Tratar a gravidez na adolescência sob uma perspectiva preventiva e de atenção integral é um dos focos do Governo do Estado. Os cuidados tanto com a saúde física quanto psicológica da adolescente gestante são garantidos pela Unidade de Referência Especializada Materno Infantil (Uremia), que é a unidade estadual que possui serviço de pré-natal voltado para adolescentes.

Na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, que é a maior maternidade neonatal da região Norte do Brasil, localizada em Belém, dos mais de 8 mil partos realizados no ano passado, 1.296 foram de jovens de 12 a 18 anos, o que corresponde a 16,1% do total. A ginecologista e obstetra da Santa Casa, Carla Haber, alerta sobre as peculiaridades da gravidez na adolescência.

“Por ser uma grávida de alto risco para desenvolver patologias obstétricas, como o aumento do risco de pré-eclâmpsia (hipertensão); diabetes gestacional; bebês de baixo peso, abaixo da curva de crescimento; e riscos também pela imaturidade, tanto do desenvolvimento psíquico, como social, toda gestante adolescente precisa ser acompanhada em uma unidade de referência pra alto risco, com acompanhamento médico, da psicologia e do serviço social”, reforça a médica.

A adolescente Daniele Santos, 17 anos, moradora de Mocajuba, sofre de epilepsia, por isso, é acompanhada pelo pré-natal de alto risco da Santa Casa. Ela está grávida de 33 semanas, do 1º filho. Leidiane dos Santos, que é mãe de Daniele, acompanha e garante todos os cuidados com a filha nesse período. “Apesar de não ter sido uma gravidez planejada e eu ter ficado muito preocupada pela idade dela e por conta da epilepsia, ela está muito feliz e sendo muito responsável. Nós estamos cuidando dela para que tudo dê certo e ela possa ter o bebê, mas continuar estudando”, conta.

O acolhimento da família, segundo a ginecologista e obstetra, é indispensável nesse momento. “A relação que a família tem com a adolescente influencia no desenvolver na gravidez. Sentir amada e acolhida traz menos riscos de desenvolver transtornos psicológicos durante a gravidez, assim como no pós-parto”, destaca.

A psicóloga da Fundação Pará Paz, Ana Júlia Góes Moreira, pontua que esconder ou negar a gravidez pode gerar traumas psicológicos para a adolescente.

“A gestação na adolescência poder trazer muitas alterações em nível psicológico e também adoecimentos porque a adolescente rompe o ciclo natural de estar se desenvolvendo afetivamente, socialmente e passa a ter que cuidar de outro ser quando ela ainda precisa de cuidados. Os próprios hormônios da maternidade, alteração da autoimagem, do sono, isso tudo influencia no desenvolvimento psicológico dessa adolescente. A gravidez pode ser um evento traumático, fator que gere adoecimentos psíquicos, intensidade da ansiedade, fobias, depressões e outros adoecimentos”, alerta.

Durante os atendimentos, a psicóloga frisa a importância do diálogo aberto na família, seja sobre o corpo, sexualidade e desejos. “A sexualidade deve ser vista como algo que não é feio, não é proibido, para que os adolescentes possam ter orientações saudáveis de pessoas de dentro de casa. Educar para prevenir gravidez, como também Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), violências sexuais, físicas ou psicológicas”, ressalta.

DIU – A Santa Casa tem o serviço de implantação de Dispositivo Intrauterino (DIU) no pós-parto imediato, que é um método que pode ser utilizado por adolescentes e é de longa duração, podendo ficar até 10 anos com o dispositivo. As Unidades Básicas de Saúde também oferecem serviços de planejamento familiar, de preservativos, de anticoncepcional oral, do DIU e orientações sobre comportamento sexual responsável.

Programação – Entre as ações da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) na Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, as Usinas serão contempladas com atividades educativas. A programação começou na última quarta-feira (1º), na UsiPaz Icuí-Guajará. Nesta quinta (2) e sexta (3) é dia das UsiPaz Cabanagem e Benguí receberem ações. Na próxima semana, do dia 6 ao dia 9 de fevereiro, as UsiPaz da Terra Firme, Jurunas, Guamá e Marituba receberão ações. O tema da programação é “Prevenção da Gravidez na Adolescência – agir agora: cada adolescente, uma realidade”  .

Serviço: A Uremia funciona na Av. Alcindo Cacela, 1.421, bairro do Umarizal. A Fundação Santa Casa está localizada na Rua Bernal do Couto, 1040. Os telefones são (91) 4009-0300 e 4009-2200.

A Unidade Social e Profissional da Fundação ParáPaz funciona na Avenida José Bonifácio, 267. Mais informações pelo telefone: (91) 98510-8599 ou pelo e-mail entre.elas@parapaz.pa.gov.br

Texto: Giovanna Abreu/Secom

Rogério Uchôa/Ag. Pará