Governo garante apoio e acolhimento voltados à saúde mental de paraenses

Governo garante apoio e acolhimento voltados à saúde mental de paraenses

12/01/2022 Off Por Roberta Vilanova

Caps oferece o acolhimento necessário aos usuários do SUS

Promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida. Esses são os principais focos da campanha brasileira ‘Janeiro Branco’, que, desde 2014, reforça a importância dos cuidados com a saúde mental e busca a conscientização das pessoas para que deem a atenção necessária à saúde emocional no dia a dia.

“Trabalhar ações voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas que recebem atendimento estadual é o nosso principal foco de janeiro a janeiro. Este mês iniciamos falando sobre termos uma página em branco, a possibilidade de escrever uma nova história, propor novos hábitos, novas buscas para alcançar objetivos que promovam a satisfação pessoal. O cuidado, o acolhimento e as relações são temas da saúde mental tratados por nós”, pontua Vera Fonseca, técnica da Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).

Desde o início da atual gestão, o Governo do Estado trabalha para fortalecer a rede de apoio de cuidados com a saúde mental e disseminar informações sobre o assunto. Vera Fonseca afirma que são realizadas pela Coordenação palestras, rodas de conversas, imersões e atividades lúdicas que promovam avanço da temática.

“Procurem espaços de crescimento, de conversa, de escuta, de desenvolvimento. O incentivo da Coordenação é que todas as unidades de saúde estejam abertas com os profissionais disponíveis para acolher, ouvir, encaminhar, caminhar junto a pacientes em sofrimento mental. Nossos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são instrumentos importantes neste acolhimento”, ressalta a técnica.

Atendimento – O paciente em sofrimento mental deve ser encaminhado para uma das Unidades Básicas de Saúde, que funcionam como porta de entrada do SUS. Se estiver em crise, o paciente também pode ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), levado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) ou a um serviço de emergência psiquiátrica, como o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, em Belém.

As estratégias de atuação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) envolvem as três esferas de governo e é composta pela Atenção Básica de Saúde, Atenção Psicossocial, Atenção de Urgência e Emergência, Atenção Residencial de Caráter Transitório, Atenção Hospitalar e Estratégias de Reabilitação Psicossocial.

“O Hospital de Clínicas integra essa rede como centro de alta complexidade para atendimento aos casos de urgência e emergência de saúde mental, que são os surtos psicóticos, atuando com o objetivo de reequilibrar esse paciente para que possa voltar ao convívio social e isso vai além do tratamento e das medicações”, explica Gisele Soares, assistente social da unidade. Após o período de internação, o paciente dará continuidade ao tratamento no CAPS.

A unidade também articula as demandas sociais desse paciente e de seus familiares junto aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que faz a inclusão desses nos programas sociais ou de suporte de renda. Se o paciente possui algum histórico de violação de direitos, entra em ação o trabalho conjunto do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

CAPSs Estaduais

1 – CAPS Icoaraci (Caps I): Rua Monsenhor Azevedo, 237 (entre Passagem Maguari e Lopo de Castro), Campina de Icoaraci. Telefone: (91) 3227-9137. E-mail: capsicoaraci@ibete.com.br

2. CAPS Amazônia (CAPS I): Passagem Dalva, 377, Marambaia. Telefone: 3231-2599/ 3238-0511. E-mail: capsam.sespa@outlook.com

3. CAPS Renascer (CAPS III): Travessa Mauriti, 2179, entre avenidas Duque de Caxias e Visconde de Inhaúma, Pedreira. Telefone: (91) 3276-3448. E-mail: capsrenascer@yahoo.com.br

4. CAPS Grão Pará (Caps III): Rua dos Tamoios, 1840, Batista Campos. Telefone: (91) 3269-6732. E-mail: capsgraopara@yahoo.com.br

5. CAPS Marajoara (CAPS ad III): Conjunto Cohab, Gleba I, WE 2, 451- Nova Marambaia. Telefone: (91) 32360399. E-mail: capsmarajoara@gmail.com

6. CAPS Santarém (CAPS ad III): Travessa Dom Amando, Santa Clara, Santarém. Telefone: (93) 3523-1939

Texto: Giovanna Abreu/Secom
Foto: Divulgação