Governo realiza ações de saúde e atende mais de mil pessoas em Ponta de Pedras

17/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

A iniciativa envolve dois projetos prioritários de governo, o Pacto pela Redução da Mortalidade Materna e a Ação de Saúde

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), iniciou nesta terça-feira (17), no município de Ponta de Pedras, no arquipélago do Marajó, o pontapé do projeto “Saúde Por Todo o Pará” (região Marajó), cuja proposta é fazer um diagnóstico do cenário materno infantil das crianças e mães marajoaras.

A iniciativa envolve dois projetos prioritários de governo: o Pacto pela Redução da Mortalidade Materna e a Ação de Saúde, tendo como madrinha, a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, que participou da ação inicial em Ponta de Pedras e também em Soure.

Neste primeiro dia de ação no município, a equipe do projeto realizou 1.082 atendimentos, entre consultas médicas, exames, aplicação de vacinas, emissão de carteira de portador de deficiência, testes rápidos (sífilis e hepatite-b), entre outros serviços. Os atendimentos ocorreram no Centro Cultural do município. Somados aos atendimentos em Soure, que também aconteceu nesta terça, são mais de 2 mil atendimentos em apenas um dia.

No total, uma equipe de 100 profissionais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) vai percorrer outros 14 municípios do arquipélago. Nesta quarta (18,) será a vez dos municípios de Muaná e Salvaterra.

O projeto prioritário de Governo ‘Pacto pela Redução da Mortalidade Materna’ no Estado do Pará foi assinado pelo Governador do Estado em setembro de 2019, e leva em consideração o aumento no número de óbitos maternos na região do marajó e que a pandemia do Covid-19 gerou impactos negativo no perfil epidemiológico dos municípios que compõem a região.

“O Governo do Estado trabalha para aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios do Marajó, e esta ação vem para reforçar esse compromisso do governador Helder Barbalho, que é de oferecer um serviço de qualidade à população”, ressaltou a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho.

O governo do Estado também fará a entrega de cadeiras de rodas

A ação está sendo planejada para que duas equipes de 50 profissionais cada, atuem de forma paralela em municípios diferentes, fazendo um levantamento do que cada município necessita para melhorar o atendimento às mulheres, com um visita técnica dos profissionais nas sala de cirurgias e maternidades locais e promovendo Ações de Saúde Itinerante, levando atendimento médico, emissão de carteira de pessoa com deficiência, testes rápidos (hiv, sífilis, hepatite b e c em mulheres e grávidas), testes da orelhinha e testes do olhinho.

Ainda durante as ações da expedição, os profissionais farão a seleção de paciente para órtese e prótese, seleção de paciente com a necessidade de cadeiras de rodas, inclusive as de cadeiras sob medida.

Os profissionais envolvidos na ação ainda farão palestras  educativas sobre saúde da mulher, saúde da criança, saúde bucal, nutrição, orientação sobre o aleitamento materno e alimentação de bebês e crianças e distribuição de kits de higiene bucal.

CIIR – As ações também vão contar com a parceria do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR). Em todas as ações nos municípios, a equipe do CIIR no projeto, avaliará se há malformações em crianças e se observada a necessidade, será encaminhada à avaliação da cirurgia ortopédica do CIIR.

Em casos de problemas auditivos, a criança também será encaminhada ao serviço de referência de deficiência auditiva do realizar CIIR, para avaliação médica.

Os profissionais envolvidos na ação ainda farão palestras educativas

Entenda o projeto – O “Saúde Por Todo o Pará” é um projeto que demonstra o comprometimento do Governo do Pará com a saúde da população, principalmente neste período de pandemia. Foi iniciado nesta terça-feira, 17 de agosto e deve seguir até o dia 2 de setembro, visitando os municípios de Cachoeira do Arari, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista, Afuá, Soure, Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

De acordo com o coordenador da ação, David Aires, o projeto é mais um compromisso do Governo do Estado com população, ao oferecer serviços médicos de qualidade e diferenciados. “Uma variedade de serviços está sendo oferecida e, no primeiro dia, em Ponta de Pedras, o balanço foi excelente, já que ultrapassamos os mil atendimentos”.

Atendimento humanizado – A moradora do município Rosineide Cardoso, levou seu filho, de apenas 25 dias para realizar teste do ouvido e da língua. Dona de casa, ela mora no centro da cidade e ficou sabendo pelo rádio sobre a ação. “Fui muito bem atendida, do início ao fim. Me senti muito bem acolhida, meu filho teve um atendimento diferenciado e teve toda a atenção dos profissionais de saúde. Ele fez alguns exames e está tudo bem com ele. Só tenho a agradecer pela oportunidade”, contou emocionada. Rosineide tem mais dois filhos, um de três e outro de oito anos, e vive do cultivo de açaí.

A prefeita do município, Consuelo Castro, esteve presente na ação itinerante e enfatizou a importância de se manter parceria entre município e Governo do Estado, no apoio à população marajoara.

“As mães e crianças precisam de atendimentos específicos e de alta complexidade, e a ação está cumprindo este papel. Aqui, se necessário, a criança já sai com encaminhamento para atendimento em hospital referenciado. Agradeço ao Governo do Estado pela atenção e apoio ao município de Ponta de Pedras”, explicou.t

Texto: Rodrigo Reis/PC

Fotos: Rodrigo Pinheiro/Ag. Pará