Governo do Pará entrega equipamentos para pessoas com deficiência no Marajó

17/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Ponta de Pedras foi o primeiro município do arquipélago a receber a ação

Dentro da ação “Saúde Por Todo o Pará”, que ocorreu em Ponta de Pedras nesta terça-feira (17), a coordenação estadual da pessoa com deficiência percorreu algumas comunidades locais para fazer a entrega de cadeiras de rodas a algumas Pessoas com Deficiência (PcDs) do município.

Ponta de Pedras foi o primeiro município do arquipélago a receber a ação, que contou com a participação da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho. A atividade é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). No total, 100 profissionais estão envolvidos na ação itinerante.

Bernaldo Souza, 47 anos, da comunidade Jacarajó, zona rural de Ponta de Pedras, recebeu uma cadeira de rodas nova, durante a ação itinerante. Ele trabalha fazendo matapi e paneiros e há 10 anos utilizava uma cadeira de rodas velha, o que dificultava atividades corriqueiras, como ir à feira, por exemplo. “Agora, tudo mudou. Recebi uma cadeira de rodas bem equipada e moderna. Acredito que não vou ter dificuldades em me adaptar, agradeço a equipe de saúde e ao Governo do Estado por ter me proporcionado este momento de felicidade”, contou Bernaldo Souza.

Quem também recebeu uma cadeira de rodas nova foi Adrielson Ferreira, de 22 anos, da comunidade Santana. A mãe, Ana Laura Ferreira, contou que o filho vivia há 11 anos na cama, sem uma cadeira de rodas que pudesse facilitar sua locomoção. “Eu tô muito feliz. A equipe de ação veio até a minha casa para entregar a cadeira de rodas para o meu filho. Eu agradeço ao governador Helder Barbalho por ter dado este presente para meu filho. Isso vai mudar a vida de todos aqui de casa”, contou emocionada.

A iniciativa envolve dois projetos prioritários de governo: Pacto Pela Redução da Mortalidade Materna e Ação de Saúde Por Todo o Pará e tem como madrinha a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho.

A coordenadora estadual da Pessoa com Deficiência, Iracy Tupinambá, explica que as doações foram feitas após surgimento de demanda espontânea. “Num primeiro momento, a equipe avalia a necessidade e libera a cadeira de acordo com a patologia da pessoa. O governo está se fazendo presente na vida da população marajoara, ao entregar produtos e equipamentos de excelente qualidade”, reforçou.

Referência – Referência estadual na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) de todas as faixas etárias, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) presta assistência à saúde e ao bem-estar, por meio da reabilitação física, auditiva, intelectual, visual e múltiplas deficiências, com foco do cuidado centrado no paciente.

Entre os serviços do CIIR, destaque para a Oficina de Próteses e Órteses, que entre 2018 a 2020, entregou quatro mil órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção para usuários. Desse total, o CIIR produziu 3.959 OPM´s, e desses, 2.662 foram distribuídas em 2020, mesmo em meio à pandemia da Covid-19.

A equipe Itinerante da ação “Saúde Por Todo o Pará” também foi até a comunidade Vila Nova entregar uma cadeira de rodas para Dalma Santos, de 23 anos. “Ela não tinha cadeira de rodas e quando precisava ir ao médico, era preciso carregar. Isso dificultava muito as coisas, até chegava a desistir de sair com ela por conta dessa dificuldade. Mas agora tudo vai mudar. Ela ganhou uma cadeira nova e todos aqui de casa estamos felizes com essa conquista. Agradeço ao Governo do Estado por todo o apoio”, contou.

Texto: Rodrigo Reis/PC
Fotos: Rodrigo Pinheiro/Ag. Pará