Governo vai manter testagens rápidas na Usina da Paz da Cabanagem

Governo vai manter testagens rápidas na Usina da Paz da Cabanagem

18/02/2022 Off Por Mozart Lira

A testagem para Covid-19 é um dos serviços realizados pela UsiPaz Cabanagem

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) vai manter 150 testagens rápidas para Covid-19 na Usina da Paz da Cabanagem, de segunda a sexta-feira, e prossegue com esse serviço no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) somente até esta sexta-feira (18), devido à baixa procura pela população e à progressiva diminuição de casos positivos detectados nessas ações.

No NEL, houve uma diminuição de 91% na procura por testes na comparação entre 19 de janeiro, primeiro dia de atendimento, com 980 pessoas testadas, e 15 de fevereiro, com 85 testes realizados. Em relação ao total de testes realizados, no NEL foram feitas 4.432 testagens e a UsiPaz da Cabanagem com 2.551 testes.

As ações no NEL e nas duas Usinas da Paz fizeram parte da testagem em massa iniciada pelo governo do Estado no dia 19 de janeiro e foi direcionada para pessoas que apresentavam sintomas leves, com a oferta de teste de antígeno. O exame foi feito a partir de uma amostra coletada pelo swab nasal e o resultado era entregue em 15 minutos.

As medidas também culminaram em 13 frentes de trabalho do governo estadual com testagens para a população da Região Metropolitana, que somaram 45.301 testes realizados até o dia 14 de fevereiro, resultando em 14.852 reagentes para Covid-19 (34%) e outros 28.910 não reagentes para a doença, com percentual em 66%. Essas ações incluíram testagens feitas em parcerias com instituições de ensino e nas iniciativas itinerantes.

Na avaliação do secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, a decisão de manter a testagem somente na UsiPaz da Cabanagem foi baseada em avaliações técnicas da Sespa. “Mas continuamos atentos aos índices da pandemia e continuamos disponibilizando os testes gratuitos nas ações do governo do Estado em andamento. Além disso, a população deve ficar atenta às programações de testagem das secretarias municipais de Saúde, pois chegamos a distribuir ao interior do Estado mais de 600 mil testes, entre janeiro e fevereiro”, destaca.

As testagens rápidas permanecerão ainda disponíveis em demais ações do Governo do Pará, como as oferecidas aos sábados e domingos nos territórios do TerPaz e durante a agenda de ações itinerantes desse programa em municípios do interior do Estado. Além desses locais, a Sespa prossegue oferecendo o ponto fixo de testagem no Aeroporto Internacional de Belém a passageiros que desembarcam na capital.

É importante que a população de Belém saiba que os atendimentos seguem à disposição na URE Reduto, na avenida Doca de Souza Franco com Manoel Barata, sobretudo pra quem tiver sintomas leves e moderados de Covid-19, como febre baixa, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, tosse e coriza. Com capacidade de 60 consultas ao dia, nesse local é feita a testagem por RT PCR, se houver recomendação médica no atendimento, com resultado em até 3 dias.

Caso o paciente esteja apresentando sinais e sintomas mais severos, como falta de ar, a orientação é que procure, imediatamente, atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e pronto-socorros.

Serviço:

Usina da Paz, no bairro da Cabanagem (Avenida Damasco, nº 37, próximo à Estrada do Benjamin). Com 150 testes a cada dia. Funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas.

 

Fotos: José Pantoja (Ascom/Sespa)