Graesp distribui vacinas contra Covid-19 para Altamira e Cametá

07/07/2021 Off Por Roberta Vilanova

Aeronave do Grupamento abastecida de vacinas, que garantem o avanço da imunização em todo o Estado

O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), realizou mais um transporte de vacinas para o interior do Pará nesta quarta-feira (7). A ação faz parte de uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que desta vez abasteceu os municípios de Altamira, no Oeste, e Cametá, no Baixo Tocantins, com doses de imunizantes.

Uma aeronave e um helicóptero tipo Esquilo fizeram o transporte. As vacinas são entregues nas Regionais de Saúde, de onde são distribuídas para as localidades próximas. A ação é feita tanto pelo ar, com as aeronaves do Graesp; pela via fluvial, com as embarcações do Grupamento Fluvial (Gflu), por terra, com os veículos da Sespa. A distribuição conta também com o apoio das polícias Civil e Militar, responsáveis pela escolta dos imunizantes até as unidades de saúde de cada município.

Militares do Graesp levam as vacinas ás Regionais de Saúde

Abastecimento e escolta – “Todas as regiões que necessitam de apoio aéreo e fluvial para que as vacinas possam chegar até os locais de saúde estão contando com o nosso apoio, e com o apoio das polícias Civil e Militar. Com a nossa atuação está sendo possível abastecer, de norte a sul do Estado, todos os municípios em menos de 24 horas. Todo esse esforço visa garantir a proteção da nossa população, para que possamos vencer a Covid-19 no nosso Estado”, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

Desde o início da chegada das vacinas ao Pará, o Graesp faz a distribuição para as regiões do Estado, como o Arquipélago do Marajó, Calha Norte (Oeste), Sul e Sudeste. “A logística de transporte das vacinas faz parte das ações prioritárias que o Graesp executa, especialmente nesses últimos meses. Executamos nosso plano de voo priorizando atender às demandas solicitadas pela Secretaria de Saúde, a fim de garantir que todas as regiões sejam abastecidas com os imunizantes, e assim, assegurar a vacinação de todos os paraenses, em especial os que se encontram nas localidades mais distantes”, disse o diretor do Grupamento Aéreo de Segurança Pública, coronel Armando Gonçalves.

Texto: Walena Lopes/Segup