HGI celebra 3 anos de funcionamento com mais de 185 mil atendimentos e mais de 99% de satisfação dos usuários

HGI celebra 3 anos de funcionamento com mais de 185 mil atendimentos e mais de 99% de satisfação dos usuários

28 de setembro de 2021 Off Por Roberta Vilanova

Hospital Geral de Ipixuna do Pará

Com índice de satisfação dos seus usuários de 99,51%, a administração do Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI), localizado no nordeste do Estado, comemora nesta terça-feira (28), o seu terceiro ano de funcionamento. A unidade hospitalar, que integra a rede de assistência do Governo do Estado, é gerida por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), e oferece assistência de baixa e média complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 23 municípios da região de abrangência, sendo uma população estimada de 800 mil habitantes.

Atendimentos – Desde o funcionamento do HGI, em outubro de 2018, até agosto deste ano, a equipe multiprofissional do hospital assegurou 185.568 atendimentos à sua população de abrangência, dos quais 132.316 exames; 22.625 consultas ambulatoriais; 2.330 internações; 2.087 cirurgias; e 1.522 atendimentos no pronto atendimento de urgência/emergência. Entre os vários serviços disponibilizados destacam-se os exames de análises clínicas, raios X, eletrocardiograma – ECG, ultrassonografia, cirurgia geral e cirurgia ginecológica.

O Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI) atende ambulatorialmente nas especialidades médicas de anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, ginecologia, infectologia, neurologia, ortopedia, urologia e vascular, com destaque pela volumetria de atendimentos às especialidades de clínica médica, cirúrgica e ginecológica.

Além da resolutividade do hospital, a satisfação da população usuária do HGI é algo que também tem se sobressaído durante as pesquisas e questionários aplicados pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). O índice relacionado à satisfação dos usuários com os serviços ofertados na instituição é bem evidenciado por quem utiliza.

Para o usuário Ademir Braga Cardoso, do município paraense de Nova Esperança do Piriá, o atendimento de todos os setores pelos quais ele foi atendido, foi “ótimo”, por isso agradeceu a todos, sem deixar de citar nenhum deles.

“Gostaria de agradecer ao atendimento de todos, desde a Portaria, que foi ótimo, assim como na Recepção também, especialmente a Kamily, Valquíria e o Jackson. Agradecer também a nutricionista, que é ótima. Gostei muito do atendimento de todos os enfermeiros e técnicos. Não posso esquecer também das meninas da cozinha, que estão de parabéns. Os médicos, especialmente, o anestesista, pois quando cheguei estava triste para realizar a cirurgia, e ele alegrou meu dia com seu atendimento alegre. Gostei muito do atendimento do cirurgião que me deu toda atenção e orientação necessária. A assistente social que atende a gente muito bem, e está sempre alegre. Só posso parabenizar toda a equipe pelo excelente atendimento e desejar que continuem assim. Eu gostaria que todos os lugares fossem iguais aqui”, reconheceu o usuário.

Para o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho, os números expressivos de atendimentos e o alto índice de satisfação dos usuários com os serviços ofertados só reforçam o compromisso do governo com uma saúde pública de qualidade.

“É uma alegria comemorar 3 anos de funcionamento do HGI com números tão satisfatórios e com um índice de satisfação dos usuários, tão relevante. Isso mostra a força de uma equipe multiprofissional empenhada em oferecer o melhor para que a assistência à saúde, seja de acordo com o que a nossa população merece, reforçando dessa forma, o nosso compromisso com uma saúde pública de qualidade”, reitera o secretário.

Segundo o diretor Executivo do HGI, o administrador hospitalar, Cledes Silva, o alto índice de satisfação do usuário, assim como a crescente resolutividade do HGI, na sua região de abrangência, deve-se à dedicação de todos que estão sempre em busca de melhorar a sua atuação e prestar serviços de qualidade, com atendimento humanizado.

“Com satisfação, exclamo: “HGI, parabéns por 3 anos de vida”, sendo esses anos voltados ao respeito às diversas vidas que já atendemos, buscando da melhor forma, prestar serviços de qualidade e humanização para todos os usuários da nossa área de abrangência, região do Capim, os quais, em boa parte, se manifestam seu sentimento quando e após atendimento, relatando seus elogios, sugestões e queixas, estas que nos ajudam na melhoria contínua da qualidade. Grato à Sespa pela continuidade da confiança em nossa administração (INDSH), bem como a cada profissional atuante no HGI que colaboram com empenho, dedicação, ética e carinho ao que labora, o meu muito obrigado. Enfim, a todos nós, que sigamos mais anos nos mesmos desafios: melhorar nossos serviços para melhor respeitar vidas. Estamos juntos!”, destaca o diretor.

Sustentabilidade – A equipe do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do HGI, tem elevado significativamente a qualidade da alimentação que é servida aos pacientes, acompanhantes e colaboradores do hospital com a implantação da horta 100% orgânica, que é uma ação desenvolvida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). No espaço, há uma variedade de hortaliças, legumes, verduras e ervas que estão sendo cultivadas, a fim de proporcionar refeições ricas em nutrientes, que contribuem, inclusive, na recuperação de pacientes com maior demanda nutricional, atendendo as boas práticas de sustentabilidade e economia.

HGI Programação – Com o tema: “3 anos Respeitando Vidas”, a administração do HGI elaborou a seguinte programação comemorativa:

Semana de 27/9 a 1º/10 – Exibição de vídeo com dados estatísticos do período e fotos das equipes; depoimentos de colaboradores, usuários e acompanhantes; cartão alusivo ao aniversário, distribuído aos usuários e acompanhantes; ornamentações alusivas ao aniversário.
28 e 29/9: Kit lanche especial aos colaboradores de todos os turnos.

Serviço – O HGI fica localizado na Rua Principal, s/nº, bairro Centro, em Ipixuna do Pará. Mais informações pelo telefone (91) 3811-2631.

Texto: Joelza Silva/HGI

Foto: Ascom/HGI