HGT celebra aniversário de usuário com projeto “Comemorando com Alegria”

12/12/2022 Off Por Roberta Vilanova

O Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), realizou mais uma comemoração para um de seus usuários internados, que completou 18 anos de idade. Trata-se do projeto “Comemorando com Alegria”, que tem o intuito de humanizar, cada vez mais, a relação entre a instituição e usuários.

O aniversariante, o usuário Geidson de Souza, recebeu a visita do GTH e da equipe de Enfermagem para comemorar a data, que contou com parabéns e bolo de aniversário para animar a celebração. A ação tem como objetivo estimular a autoestima dos colaboradores e usuários, por meio das comemorações significativas para usuário e do calendário anual.

Geidson agradeceu a ação e manifestou sua alegria em ser surpreendido com a manifestação de carinho da equipe. “Achei muito boa a iniciativa. Tornou o meu aniversário mais feliz. Gostaria, claro, de estar em casa, comemorando com meus amigos, mas fiquei feliz e gostei, ganhei um bolo e me senti especial”, comentou.

As ações do “Comemorando com Alegria” amenizam ou até mesmo evitam os prejuízos emocionais que uma hospitalização pode causar, com atividades lúdicas que colaboram diretamente com a melhora do usuário, tornando o ambiente hospitalar mais agradável, fazendo com que uma data especial não seja esquecida.

“Comemorar os aniversários dos usuários internados proporciona estreitar os laços sociais, além de enriquecer a autoestima. Neste sentido, esse projeto procura tornar o dia do aniversariante mais leve e animado, com os parabéns da equipe e saboreando um bolo produzido pela equipe do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), fazendo o usuário se sentir acolhido”, pontuou a coordenadora do GTH, Patrícia Manfredi.

Além disso, complementou a profissional, o hospital, em conformidade com o Programa Nacional de Humanização (PNH), proporciona o acolhimento que é construído de forma coletiva, a partir da análise dos processos de trabalho e tem como objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre os serviços, colaboradores e usuário com sua rede socioafetiva, além de praticar a diretriz  de ambiência, que consiste em oferecer espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas.

Ação tem como objetivo estimular a autoestima dos colaboradores e pacientes

A mãe do usuário, Antônia Maria Jucal parabenizou a equipe e expressou sua gratidão. “Fiquei surpresa com o gesto, não imaginava que o HGT realizava essas ações. Foi muito bonita a atitude. Estão todos de parabéns, a equipe do SND, os médicos, equipe de Enfermagem. Todas as vezes que precisei do atendimento, fui muito bem atendida”, finalizou a dona de casa.

Patrícia Manfredi destaca que a realização das festas, nessas ocasiões, além de possibilitar uma sensação de acolhimento, também podem demonstrar aos usuários que, mesmo hospitalizados, eles não foram esquecidos ou separados, mas apenas estão participando das celebrações de forma diferenciada, devido ao seu estado. Este aspecto não torna as suas participações e suas formas de comemorar menos importantes ou significativas.

Estrutura – O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Está localizado na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.

Texto: Pedro Amorim/HGT