HGT debate aprimoramento do Programa ‘Melhor em Casa’

02/04/2023 Off Por Roberta Vilanova

Palestras integram a programação de aprimoramento dos profissionais

O Hospital Geral de Tailândia (HGT) realizou nesta semana a 1ª Conferência Multiprofissional “Melhor em Casa”, para discutir melhorias e alinhar propostas para uma assistência ainda mais humanizada aos usuários. Durante o encontro, foram realizadas palestras, rodas de conversa, oficinas e dinâmicas, com quase 30 profissionais de diversas áreas da saúde. O projeto possibilitou troca de informações, experiências e inter-relação entre os diferentes profissionais.

“Melhor em Casa” é um programa voltado a pacientes com problemas de saúde que dificultam ou impossibilitam fisicamente a locomoção até uma Unidade Básica de Saúde (UBS), e que necessitam de cuidados, recursos de saúde e acompanhamento frequentes. A indicação para o atendimento domiciliar pode ser feita em diferentes serviços da rede de atenção de saúde.Na ocasião, estavam presentes: a Secretária Municipal de Saúde, Maria Ruth Alcântara; o diretor Executivo do HGT, Cristian Tassi; e o diretor Técnico Marcello Ferreira.

No evento, realizado no auditório do HGT, a integração de profissionais das mais diversas áreas de saúde permitiu sistematizar o conhecimento de cada um, a fim de melhorar a efetividade das intervenções e aprimorar os serviços prestados.

A dinâmica inicial foi conduzida por Daniele Cândido, assistente social do HGT, com o tema “Quem somos nós? Eu sou, você também!”. Em seguida, foi apresentado o Programa “Melhor em Casa”. Segundo a nutricionista do Programa, Danielle Pontes, “este momento proporcionou uma grande interação entre nossas equipes interinstitucionais, algo que é de extrema importância, principalmente para nossos pacientes. Foi possível observarmos que as equipes encontram os mesmos desafios no processo de cuidado”.

Iniciativa alinhou propostas para melhorar o atendimento aos usuários que não podem se deslocar até unidades de saúde

Atenção integral – A discussão de casos clínicos foi conduzida pelo diretor Técnico do Hospital, Marcello Ferreira. Cada profissional apresentou suas ferramentas de trabalho, teorias e entendimento de casos. Segundo a presidente da conferência, Katrinne Mayanne, para uma atenção integral aos pacientes é importante um alinhamento dos processos de trabalho dos profissionais de saúde, a partir de uma visão mais integrativa, que possibilite o trabalho conjunto pelas equipes multiprofissionais.

“O foco principal do nosso encontro é o cuidado com o paciente, calcado na contribuição de diversas áreas profissionais que sejam capazes de conhecer e analisar as demandas a serem assistidas. Um trabalho coletivo que se configura numa relação recíproca das múltiplas intervenções e na interação de diferentes agentes. Momentos como este, que se articulam ações multiprofissionais cooperativas, possibilitam um elo entre os profissionais do HGT e o Programa Melhor em Casa”, disse Katrinne Mayanne.

Gleysivania Oliveira, 34 anos, acompanha a usuária Maria das Dores Oliveira, que recebe o acompanhamento do “Melhor em Casa”. “Minha mãe recebe os cuidados de forma domiciliar semanalmente pelo programa, com a ajuda de excelentes profissionais, que sempre oferecem um atendimento de qualidade e seguro. O encontro dos profissionais que acompanham ela em casa e no HGT é essencial, pois quanto mais esses profissionais desenvolvem seus conhecimentos e experiências, maiores serão os benefícios de quem recebe atendimento por eles”, assegurou a acompanhante.

O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Texto: Andréy Silva/HGT